quarta-feira, 22 de maio de 2019

Brejo Santo - Prefeitura Municipal realiza movimento em prol da Luta Antimanicomial

Na última terça-feira (21), a Prefeitura Municipal realizou  um movimento em prol da Luta Antimanicomial, através do Centro de Atenção Psicossocial de Brejo Santo. O Movimento da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, nasceu do Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, dando origem à Reforma Psiquiátrica. 



Antigamente, pessoas que sofriam de transtornos mentais eram excluídas totalmente da sociedade e do convívio familiar, sendo obrigadas a viverem presas em manicômios e tratadas por terapia quase que unicamente medicamentosa.

A Luta Antimanicomial consiste em evitar internações em hospitais psiquiátricos sem perspectivas de retorno e possibilitar às pessoas com transtornos mentais um tratamento integrado à sociedade e família. A internação deve ser breve e ocorrer somente nos casos graves. No entanto, há uma resistência cultural a respeito do tratamento fora dos hospitais, uma vez que por anos a única forma de tratamento era a internação em que consistia tirar o doente do convívio familiar e da sociedade, ocorrendo para muitos a internação para o resto da vida.

Uma das conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos. Desde então, o Brasil tem fechado leitos psiquiátricos e aberto serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, etc.


O município de Brejo Santo, está de acordo com as propostas atuais de saúde mental. Possuindo atualmente em funcionamento o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), que tem a missão de oferecer tratamento diurno às pessoas que sofrem de transtornos mentais severos e persistentes, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico. Na rede de saúde mental, existe também o CAPS AD, destinado a dependentes químicos e Núcleo da Criança.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Leandro Gomes Assessor de Comunicação da PMBS