quarta-feira, 22 de maio de 2019

COLUNA DO PROFESSOR PIXOTE - Questões sobre a crise na Venezuela

QUESTÕES SOBRE A CRISE NA VENEZUELA

 
QUESTÃO 01. Qual foi a principal motivação que levou os venezuelanos a deixarem seu país e seguirem para o Brasil?

a) Os venezuelanos vieram para o Brasil depois que um terremoto atingiu o país em 2010, afetando milhares de pessoas.
b) Os venezuelanos vieram para o Brasil, porque o governo brasileiro criou um programa para o recebimento de imigrantes que desejassem trabalhar em áreas da construção civil.
c) Os venezuelanos vieram para o Brasil em decorrência de uma grave crise política, econômica e humanitária que se instaurou na Venezuela.
d) Os venezuelanos vieram para o Brasil fugindo das diversas catástrofes naturais que atingem o país periodicamente.

QUESTÃO 02. Assinale a opção que apresenta o estado brasileiro mais afetado pela imigração venezuelana:

a) Acre     b) Roraima    c) Rondônia   d) Amazonas

QUESTÃO 03. Sobre a chegada e o recebimento dos imigrantes venezuelanos por parte do Brasil, assinale a alternativa incorreta:

a) O Brasil não tem capacidade de absorver o número de imigrantes que aqui se estabeleceram, visto que já foi ultrapassada a marca de 4% de imigrantes em solo brasileiro.
b) O estado de Roraima é a porta de entrada dos imigrantes no Brasil e é, por isso, o estado mais afetado pelo intenso fluxo de venezuelanos que lá se instalaram.
c) Muitos conflitos e ataques aos venezuelanos já foram registrados no Brasil, configurando xenofobia (aversão ou discriminação à pessoa estrangeira).
d) Faltam, por parte do governo brasileiro, políticas integradoras que acolham os imigrantes e os insiram à sociedade.

QUESTÃO 04. Sobre imigração venezuelana para o Brasil, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

 ( ) Os governantes de Roraima declararam que havia sobrecarga nos serviços públicos do estado e que, portanto, não seriam capazes de atender à demanda.
( ) O governo brasileiro não permitiu que o refúgio de venezuelanos no Brasil e fechou as fronteiras para evitar o acesso de imigrantes ao país.
( ) A população venezuelana mostra-se totalmente descontente com o governo do atual presidente, Hugo Chávez, que assumiu o país após a morte de Nicolás Maduro.
Assinale a alternativa correta:
a) FVF  b) FVV  c) FFF d) VFF

QUESTÃO O5. Desde a morte de Hugo Chávez, em 2013, as tensões entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição se intensificaram e o atual presidente está em dificuldade para dar continuidade às políticas do “socialismo bolivariano” de seu antecessor. Assinale a opção que identifica corretamente um fator que vem agravando a recente crise política e econômica da Venezuela.

a) A queda nas exportações de petróleo, em função do avanço da demanda por fontes de energias renováveis no mercado internacional.
b) O desabastecimento crônico, causado pela política de privatização dos setores básicos de produção e distribuição de alimentos e insumos.
c) O intervencionismo norte-americano, responsável pela instalação de bases militares no país e pelo patrulhamento do Pacífico pela quarta frota dos Estados Unidos.
d) A expulsão da Venezuela da Organização dos Estados Americanos (OEA) em razão de seu apoio ao regime de Cuba e Honduras.
e) A perda da maioria no Legislativo, por parte das forças chavistas nas eleições de dezembro de 2015, o que aprofundou o impasse entre a oposição e o governo de Maduro.

Nas ruas de Caracas, capital da Venezuela, lojas saqueadas e prateleiras vazias são os sinais mais concreto de uma economia doente. Mergulhado numa de suas maiores crises, o governo do presidente Nicolás Maduro tenta conter uma onda de insatisfação crescente, que ameaça o grupo de poder atual, incapaz de responder aos desafios da queda de preços na sua principal fonte de riqueza: o petróleo. Disponível em: www.istoedinheiro.com.br/venezuela-em-chamas. Acesso em: 28 abr. 2017.

QUESTÃO O6. A atual crise enfrentada pela Venezuela pode ser explicada:
a) pela recente entrada do país na Opep, que provocou a queda nos preços do petróleo, principal gênero de exportação do país.
b) pelo sucateamento de sua atividade industrial, que levou ao desabastecimento do país e a quedas nas receitas de exportações.
c) por problemas na agricultura, que elevaram de forma drástica o preço dos alimentos e o descontrole da inflação.
d) por problemas econômicos e crises políticas internas entre a oposição e o Partido Socialista Unido da Venezuela, atualmente no poder.
e) por represálias promovidas por parceiros comerciais da Venezuela que, liderados pelos Estados Unidos, querem derrubar o governo ditatorial de Nicolás Maduro.

“Os chanceleres dos quatro países fundadores do Mercosul — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai — decidiram nesta terça-feira que a presidência do bloco não será exercida pela Venezuela neste semestre, mas por meio da coordenação entre os quatro países, 'que poderão definir cursos de ação e adotar as decisões necessárias em matéria econômico-comercial e em outros temas essenciais para o funcionamento do Mercosul', segundo comunicado enviado pelo Itamaraty.” Valor Econômico, 13.9.2016. http://www.valor.com.br/brasil/4709007/venezuela-nao-assumirapresidencia-do-mercosul-decidem-chanceleres (Acesso em 2.10.2016)

QUESTÃO O7. A decisão indicada no texto pode ser atribuída, entre outros fatores:

 (A) à disposição de Paraguai e Uruguai de compor um  novo sistema de alianças na América do Sul e, assim,  escapar às pressões políticas venezuelanas e argentinas.
(B) ao desrespeito, pela Venezuela, aos governos recém empossados da Argentina e do Brasil e à suspensão temporária das relações comerciais entre os países do bloco.
(C) à tentativa de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai de desestabilizar o atual governo da Venezuela e, assim,  obter acesso mais fácil aos poços de petróleo desse país.
(D) ao não cumprimento, pela Venezuela, de compromissos assumidos no protocolo de adesão ao  Mercosul e às tensões político-ideológicas entre o país e  outros membros do bloco.

As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

QUESTÃO O8. A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são:

a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.
b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.
c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.
d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

O número de imigrantes que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou em um terço na última década, apesar da recente queda dos fluxos migratórios provocada pela crise econômica iniciada em 2008, afirma um relatório publicado pela entidade nesta segunda-feira.  Segundo a OCDE, que reúne 34 países, a maioria deles ricos, cerca de 110 milhões de imigrantes viviam nos países-membros da organização em 2009/2010, o equivalente a 9% da população total”.   BBC Brasil, 03 dez. 2012.

QUESTÃO O9. Em busca de melhores condições de vida, muitos imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias desenvolvidas. Essa procura intensifica-se porque nos países desenvolvidos:

a) há uma política de controle e recepção dos grupos imigrantes.
b) são registrados baixos índices de xenofobia (aversão a estrangeiros).
c) a burocracia facilita a regularização de imigrantes, mesmo que ilegais.
d) existem políticas de incentivos aos deslocamentos sazonais.
e) há uma elevada necessidade de mão de obra barata e de baixo custo.

Disneylândia -   Multinacionais japonejas instalam empresas em Hong-kong E produzem com matéria-prima brasileira  Para competir no mercado americano  […] Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné  Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na  África do Sul  […] Crianças iraquianas fugidas da guerra  Não obtêm visto no consulado americano do Egito  Para entrarem na Disneylandia
ANTUNES, A Disponível em: www.radio.uol.com.br  Acesso em: fev 2013 (fragmento).

QUESTÃO 1O. Na canção, ressalta-se a coexistencia, no contexto internacional atual, das seguintes situações:
A )Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
B) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
C ) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
D )Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
E )Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

GABARITO
1C / 2B / 3A / 4D / 5E / 6D / 7D / 8A / 9E / 10B