segunda-feira, 20 de maio de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - Descubra alguns mitos e verdades sobre alimentos e diabetes

Descubra alguns mitos e verdades sobre alimentos e diabetes

COMER MUITO AÇÚCAR É A ÚNICA CAUSA DIABETES TIPO 2- MITO
Estar acima do peso contribui para o risco de diabetes, e uma dieta hipercalórica, não importando a fonte das calorias, favorece o ganho dos ‘quilos a mais’.

PESSOA COM DIABETES NÃO PODE CONSUMIR FRUTAS - MITO
Apesar de ricas em carboidratos, são alternativas saudáveis e podem ser consumidas em porções controladas.
Por conta das fibras e outros diversos nutrientes presentes nelas, podem ser consumidas em quantidades maiores que as de outros carboidratos simples.
A recomendação para os diabéticos é ingerir no máximo três a quatro porções de fruta por dia, e sempre optando pelas menos calóricas.
Importante lembrar que frutas contêm açúcar, a frutose, e, quando consumidas em excesso, podem contribuir para o descontrole glicêmico. Por isso, recomenda-se o máximo de quatro porções diárias.

O PREPARO DO ALIMENTO MUDA O ÍNDICE GLICÊMICO - VERDADE
O preparo e o acompanhamento influenciam no índice glicêmico do alimento. Por exemplo, o suco de laranja tem uma taxa maior do que a própria fruta, já que é consumida sem o bagaço, rico em fibras. No acompanhamento, incluir proteína ou gordura na refeição retarda a absorção dos carboidratos.
Índice glicêmico é o tempo que o carboidrato de um alimento demora para ser absorvido pelo intestino. A ingestão de alimentos com alto índice glicêmico gera liberação de grandes quantidades de insulina para manter os níveis de glicose no sangue dentro do limite normal. Elevada produção de insulina contribui para menor saciedade, mais estímulo ao consumo de alimentos, o que contribui para aumento de peso e resistência à insulina. Na resistência à insulina, as células do corpo não respondem normalmente a esse hormônio, podendo levar ao diabetes tipo 2.

MEL PODE SER INGERIDO LIVREMENTE - MITO
Apesar de natural, o mel tem alto teor de frutose e glicose e, logo, sua ingestão deve ser controlada e compensada dentro de uma dieta balanceada. Mesmo com índice glicêmico menor que o açúcar refinado, ainda pode causar alterações na glicemia e prejudicar o controle do diabetes.

CASTANHAS, SÃO UMA BOA ALTERNATIVA PARA DIABÉTICOS - VERDADE
O consumo regular de oleaginosas também tem efeitos metabólicos para quem deseja reduzir o índice glicêmico dos alimentos. Os motivos é que as oleaginosas controlam a absorção da glicemia no organismo, além de contribuir com a redução do LDL (colesterol ruim) e triglicérides, aumento do HDL (colesterol bom), redução da pressão arterial e auxílio em manter o peso ideal, reduzindo o risco de obesidade.

PRODUTOS DIET PODEM SER CONSUMIDOS À VONTADE - MITO
Um produto diet é aquele isento de algum nutriente, normalmente o açúcar. No entanto, isso não o torna mais saudável. Nem sempre os produtos diet apresentam baixas calorias, um exemplo clássico é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo ao do chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas pois é isento (restrito) em açúcar, mas já não é indicado para pessoas que desejam reduzir peso. FONTE: https://www.diabetes.org.br/

A melhor dieta para uma pessoa com diabetes é a combinação de alimentos, medicamentos e exercícios. Semana que vem continuaremos esclarecendo mais MITOS x VERDADES sobre o diabetes, se você tem alguma dúvida, pode entrar em contato com a nossa redação ou seguir @dra.adilalima (perfil do instagram), e enviar uma mensagem por direct.

Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG. Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.