sexta-feira, 31 de maio de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Histórico dos organizadores da coroação de nossa senhora

 

HISTÓRICO DOS ORGANIZADORES DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA




Para iniciar a coluna de hoje venho ressaltar a presença de duas pessoas que idealizam as coroações de Brejo Santo, neste século XXI, por se tratar do mês de maio, mês mariano. As pessoas aqui descritas realizam um trabalho direcionados pelas Paróquias de São Francisco e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus na pessoa do Padre Arnaldo e Padre Edvan.  Todo o trabalho desenvolvido conta com o apoio gigantesco da Administração da Cidade, ou seja, Prefeitura Municipal na Pessoa da Prefeita Teresa Maria Landim e Vice-Prefeito Bosco Brasil Sampaio, sob a Coordenação Geral da Secretaria de Cultura (Miran e Equipe) e Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (sob a direção de Gislaine Landim e Carmem Martins). Vale a pena conhecê-los, fazem parte da nossa história cotidiana. 

FRANCISCO MIRANCLEIDE BASILIO CAVALCANTE
Professor/Advogado/Historiador/Vereador/SECRETÁRIO da Cultura /Amigo da cidade  
 
Hoje é com muita alegria que trago a nossa História Cotidiana o amigo Francisco Mirancleide Basílio Cavalcante, conhecido por todos nós como Miran. Francisco Mirancleide, nasceu na cidade de Brejo Santo, Ceará, filho do casal Marolineto de Sousa Cavalcante e Eliza Basílio Cavalcante, tendo como irmãos Maria da Conceição e Euclides Neto. Miran é casado com a Sra. Geralda Nogueira Cruz, Pedagoga e Assistente Social com a qual teve os filhos: Thaylandiê Basílio Cavalcante Cruz (médico), Túlio Galileu Basilio Cavalcante Cruz (Acadêmico de Medicina), Taiany Maria Basilio Cavalcante Cruz (Acadêmica de Medicina).

Não é difícil falar sobre Miran, essa personalidade tão arraigada a nossa história cotidiana e que faz um excelente trabalho de historiador enriquecendo os registros do passado da cidade, das pessoas que por aqui passaram e ainda hoje enaltece esse trabalho sendo presença em todos os lugares da cidade. Pergunto quem é Miran e ele sorrir e diz: “Difícil de conceituar, eu me considero um Bombril, que serve pra tudo, porque se é na área de cultura estou atuando, se é na área da educação não deixei de atuar por que tenho a profissão e que esta ninguém me tira, além de ter exercido vários cargos de Secretário de Educação”. Miran ressalta o pressuposto por que atuou como Secretário de Educação na gestão de Dr. Francisco Furtado (Chico Furtado) e na Gestão de Guilherme Landim. Miran faz uma retrospectiva de seu trabalho enquanto Secretário de  Educação: Trouxe o primeiro curso de pós graduação, na sua gestão a construção da melhor escola pública Historiador Padre Antônio Gomes de Araújo. Recorda que na Gestão de Guilherme encontrou a Educação que precisava de melhorias seja na infraestrutura das escolas, transportes, formações pedagógicas.  Sem medir esforços o Prefeito Guilherme abraçou a causa junto com Miran e as melhorias surgiram nas questões salariais dos professores, infra estrutura das escolas, melhoria nos transportes, projeto das escolas notas 10 e premiação dos os professores com o 14º salário, projeto da ampliação definitiva, melhoria na qualidade e da quantidade da merenda escolar, novos ônibus, instalação de laboratórios de informática, fardamento escolar, distribuição de mochilas, carteiras escolares, melhorias no setor pedagógico. Miran em sua fala enfatiza: “Foi uma avanço educacional na gestão do Prefeito Guilherme Landim”. Miran diz que ao deixar a Secretaria Brejo Santo era destaque nacional com destaques de escolas nota 10. 

Desde a infância e juventude Miram trabalha em prol do desenvolvimento educacional e cultural da cidade, inclusive o destaque de uma quadrilha junina a qual ficou em 3º lugar no estado do Ceará, na administração do então Prefeito Welington Landim (in memoriam), na década de 1980.  Miran compõe mais uma cenário histórico-cultural em nossa cidade que é o de organizar como Secretário de Cultura do município, a Coroação de Nossa Senhora da Paróquia de São Francisco juntamente com toda sua equipe, vale enfatizar o decorador Cleriston. Miran diz que desde 2010, recebeu de Monsenhor Dermival esta sublime missão, como Secretaria de Cultura, e continua a realizar na administração paroquial do Padre Arnaldo. Foram feitas algumas modificações, saiu-se do estilo tradicional para a encenação teatral a fim de catequizar e evangelizar os fiéis sobre Nossa Senhora. Vários títulos de Nossa Senhora já foram realizados como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes, Mãe Rainha, Senhora Santana, Nossa Senhora da Luz. Para este ano de 2019 conta-se com o título de Nossa Senhora Das Dores. Segundo Miran a coroação da Paróquia de São Francisco é simples, que toca o coração, são 30 dias de dedicação aos trabalhos. Ressalta ainda a Coroação da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e enfatiza a presença de Vanusa: “Uma pessoa que é especialista na área do teatro, na área das coroações, Vanusa é um pouco de tudo, digo que ela também é Bombril”. Miran já está no seu sexto mandato de Vereador e já passou pela presidência de todas as comissões que oxigenam a casa do Legislativo. Miran gosta de tudo que faz. Não mede esforço, gosta de advogar, parece um escritório social, de portas abertas. Encerra sua conversa assim do jeito de Miran: “Sou a pessoa do povo e para o povo, sempre gosto de fazer o bem, nunca fiz o mal a ninguém e se o fiz foi sem intenção e sem saber, sou muito feliz com minha esposa e minha família”.

Obrigada Miran por compor nossa história cotidiana e fazer dela uma colcha de retalhos com suas múltiplas atividade a serviço de todos.

MARIA VANUSA ALVES
Filha, irmã, tia amante e amada por todos 

Meu coração transborda de alegria em enaltecer a pessoa que mora no meu coração, minha irmã Maria Vanusa Alves, nasceu em Brejo Santo, filha do casal João Alves de Queiroz (in memoriam) e Maria Carmosa de Oliveira. Os irmãos Maria Verônica, Maria de Fátima, José Edneuton e Maria Daniely. Vanusa é uma pessoa extremamente família ama a todos, doa a vida pelos sobrinhos Rafael, Lucas, Jéssica, Isadora, João Neto, Pedro Eduardo e Daniel seu afilhado. Mantém um laço de amor de tia avó com o sobrinho Davi e as sobrinhas Ana Elen e Lis e aguarda ansiosa a chegada de Diogo. Considera Diana sua cunhada como irmã, Clóvis e Aline como seus sobrinhos. Assim essa afetividade protetora é típica da personalidade de Vanusa. 

Vanusa está sempre disponível e não mede esforço em servir, seja em casa ou na família. Vanusa é Pedagoga, foi proprietária da escola Casinha da Criança por mais de 25 anos, sempre se dedicou a educação da cidade, foi Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria de Educação na primeira Gestão do então Prefeito Guilherme Landim, como também foi Gerente do PAIC.  Trabalhou ainda na Secretaria de Cultura, e junto com Miran Basílio coordenou coroações e atividades artísticas. Atualmente trabalha na Escola João Teles de Carvalho como Psicopedagoga e presta Assessoria Pedagógica e Técnica na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. Todos os trabalhos desenvolvidos por Vanusa são desenvolvidos com muita dedicação e amor ao que faz. 

No tocante as coroações de Nossa Senhora, Vanusa é a pessoa dos “bastidores”, apesar de ser convidada “aparecer”, ela não gosta de holofotes, prefere essa dedicação silenciosa. Vanusa ama Nossa Senhora de forma incondicional. Vale ressaltar que na Gestão do então Prefeito Wider Landim e da Primeira Dama na época Dra.  Elaine Bringel, foi convidada a Coordenar os trabalhos com toda equipe da Secretaria de Assistência Social, trabalhos que perduram até hoje sob o olhar de Gislaine Landim e Carmem Martins, parceiras de trabalhos. Foram vários temas elaborados e executados em homenagem a Nossa Senhora, como Nossa Senhora Ducarme, Nossa Senhora e Padre Pedro Ribeiro, Nossa Senhora e os 50 anos do Monsenhor Dermival, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, entre outros, então desde 2000 são mais 19 temas. Foram parceiros ao longo da história na decoração e ornamentação do altar Leonardo Erik, Leandro Gomes e atualmente Osmar Lourenço. Todos são importantes pois contribuíram e contribui na composição de todo trabalho das coroações, desde o início ao final.

Nesta data de 31 de maio de 2019, o tema da Coroação da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, será O SUBLIME CANTO DE MARIA. Nossa Senhora com certeza recebeu o dom da oração seja ela em silêncio ou elevando as preces a Deus. A oração de Maria é Dom, é canto Sublime, Sublime de amor. O maior exemplo que devemos seguir é o da Mãe de Jesus. Maria é sublime em todos os aspectos de humanidade e santidade. A vida de Maria foi um eterno Magnificat: Minha Alma dá glórias ao Senhor!

Vanusa, que Nossa Senhora te cubra de bênçãos e graças! Nossa gratidão por compor a nossa história cotidiana neste mês de maio, mês em que se encerra com a Coroação da Nossa Mãe Maria Santíssima.