quinta-feira, 16 de maio de 2019

COLUNA DA JACQUELINE - Enquanto houver sol

 Enquanto houver sol


Nesta quarta- feira participei da abertura da IV Jornada de Enfermagem na Escola profissional de Brejo Santo. Esses eventos tem o poder de restaurar a minha fé na vida e no homem.

O tema deste ano : As múltiplas faces da violência. Um tema que nos leva a profundas reflexões.

Na minha fala comentei com os alunos, professores e convidados presentes,  que tinha decidido  não assistir mais jornais . De dez noticias, nove retratava violência. Chega a doer a alma. É como se o mundo estivesse envolto numa grande nuvem negra. Mas, onde está o sol? Ele não deixou de existir. 

Olhando aquela juventude cheia de vida e de expectativas, com rostos e sorrisos lindos, que só a juventude tem,  teimava comigo mesmo: existe sol! Está aí a esperança!

E os indaguei: qual o antídoto da violência ? Onde está a resposta?
Lembro-me  agora da canção de Bob Dylan:  BLOWIN' IN THE WIND, A resposta está soprando ao vento.

A resposta está dentro de cada um de nós! Se cada um de nós, descidíssimos em manter a corrente do bem, em levantar a bandeira do amor, em sermos mais justos, humanos, abertos, será que a tal violência se enfraqueceria ? Tenho certeza que sim.

Então a resposta está dentro de cada um de nós! O bem que em nós habita.

Dalai Lama nos exorta: Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens. Basicamente, todo mundo existe na própria natureza do sofrimento, por isso insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.

Bráulio Bessa no seu poema O amor é valente diz:
O bem que vive em você 
E tem o poder de mudar
De mudar um oceano Sem precisar de ciência .
Pois uma gota de paz
Limpa um mar de violência
O que falta a humanidade
É uma dose de bondade .
Pra curar toda essa dor
Por isso eu tenho  dito
 Que ainda acredito
Na valentia do Amor !

Então não deixemos de acreditar que o AMOR sempre vencerá!
Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga