sexta-feira, 24 de maio de 2019

Política - Bolsonaro visita o NE pela primeira vez como presidente


O presidente Jair Bolsonaro realiza uma visita ao Nordeste, onde é mais impopular e foi menos votado na eleição. Nesta sexta-feira, o mandatário desembarca em Pernambuco, onde cumpre agenda no Recife e em Petrolina. Na capital, encontrará todos os governadores nordestinos em reunião do conselho da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). 


A expectativa é que haja um anúncio de mais investimentos no Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, que deve ser usado em obras de infraestrutura. Já em Petrolina, a mais de 700 quilômetros da capital, Bolsonaro participa da entrega de empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida, programa social que é uma das principais marcas dos governos do PT.

Essa é a primeira vez que Bolsonaro cumpre agenda oficial no Nordeste, um território quase inteiro comandado pela oposição. Além disso, a região é onde ele registra a mais baixa popularidade: para 40% dos nordestinos, o Governo é ruim ou péssimo, segundo o Ibope. Por isso, o presidente tentou se preparar para o encontro previamente. Convocou um café da manhã no Planalto na quarta-feira com os deputados nordestinos. Na ocasião, quis saber “onde o calo aperta com mais particularidade em cada Estado”, segundo suas próprias palavras, para chegar com maior embasamento em Pernambuco.

*Com dados do EL PAÍS