quarta-feira, 5 de junho de 2019

Brejo Santo - Município sedia a V semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental

Começou ontem e segue até o dia 07 de junho, a V semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental. O evento contará com palestras, minicursos, mesas redondas com o tema “Educação Ambiental e Multiculturalidade".



A abertura da Semana ocorreu no Campus Juazeiro do Norte da UFCA às 18h, com uma mesa composta pelo reitor, Ricardo Ness, e pelos representantes da comissão organizadora, diretor e estudantes do IFE. Em seguida será realizada a palestra de abertura "Crise Urbana e (In)Sustentabilidade" com o Prof. João Sette Whitaker da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).
Nos dias 05, 06 e 07 a programação segue no Campus Brejo Santo da UFCA e no Cineteatro da cidade. Ao todo são disponibilizados 16 minicursos divididos nas categorias: Ensino médio e fundamental e graduandos e graduados, com vagas limitadas. No dia 07 será realizado o “I Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido” com a disponibilidade de 250 vagas.
De acordo com o professor da UFCA e organizador do evento, Willian Vilela, o Encontro irá contribuir com a inclusão dos indígenas nos cursos de graduação e pós-graduação da UFCA.  “O que a gente espera fazer no dia 07 de junho é a convergência de povos indígenas do semiárido do sertão de Pernambuco, que já passaram por esse processo de  retomada de território de reconhecimento da identidade cultural e que vai fortalecer essa luta pela retomada do território [indígena] aqui na região do Cariri”, afirmou.  

I Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido

O Primeiro Encontro de Saberes Indígenas do Semiárido será realizado na cidade de Brejo Santo no dia 07 de junho e conta com uma programação especial. O encontro faz parte da programação da Quinta Semana do Meio Ambiente do Cariri Oriental e tem como foco realizar a convergência dos povos indígenas do semiárido - Xucurus;  Pankarás; Trukas; Pankararus;  Kariris e Potiguaras - e também de difundir a existência da universidade para esses povos.
O encontro começa às 09h com as lideranças indígenas conversando com o sobre os temas "Saberes, Identidade e Território no Semiárido". À tarde, a programação inicia com a mesa-redonda sobre o tema “Territorialidade e Tradição: Elos de suporte à Sustentabilidade”, facilitada pelo Professor da UFCA, Jeovah Meireles (Representante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental), pelo professor Antonio José de Oliveira da Universidade Regional do Cariri (URCA) e das Lideranças Indígenas Ary Pankara e Júnior Xucuru. A mesa será mediada pelo Prof. Eduardo Vivian da Cunha (UFCA).
No final da tarde haverá ainda o momento das expressões artísticas e culturais indígenas, simultaneamente ocorrerá a troca de sementes e mudas. A noite a programação começa às 19h com a mesa redonda “Práticas para Cultura da Sustentabilidade” com a participação de Paulo Campos (Escape e Maloca Escola de Permacultura), Iran Neves (Xukuru do Ororubá), José Arthur Padinha (Engenheiro, Projeto Base Zero, RAIZ Cidadanista) e mediada por Luciana de Medeiros da Escola Caririense de Permacultura.
O encerramento do evento ocorrerá com a leitura da carta elaborada pelos povos indígenas para a academia durante o último dia do evento. Essa carta tem como objetivo de sistematizar um conjunto de propostas que buscam integrar os povos indígenas a comunidade academica da UFCA e apresentar também saberes e ações indígenas que possam ajudar no enfrentamento da crise ambiental e civilizatória que estamos vivendo.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da UFCA.