quarta-feira, 5 de junho de 2019

COLUNA DO PROFESSOR PIXOTE - Era Vargas no Enem

Era Vargas no Enem


Hoje teremos  REVISÃO. O assunto é Era Vargas, um assunto sempre recorrente da História do Brasil.
Observe o resumo que eu preparei para você. Leia-o e depois resolva as questões abaixo, ELAS SÃO INÉDITAS E SEGUEM O MODELO DO ENEM. Em seguida, confira o gabarito. 
Um grande abraço. 

 

 
 
ATIVIDADES



QUESTÃO 01. A ilustração acima é um cartão- postal   retrata a morte de quatro jovens MMDC   (  Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo ) , refere-se a um período da História  do Brasil  e a um movimento conhecido como :

(A) República Velha - Revoltada Chibata.
(B) República populista-Fundação da Une.
(C) Era Vargas- Revolução Constitucionalista.
(D)República da Espada - Revolta Federalista.
(E) Republica Militar -  Passeata dos Cem Mil.

QUESTÃO 02. Leia os versos da canção de Noel Rosa
"O cinema falado É o grande culpado Da transformação Dessa gente que sente Que um barracão Prende mais que um xadrez. (...) Amor, lá no morro, é amor pra chuchu,As rimas do samba não são 'I love you'. E esse negócio de 'alô, alô, boy', 'Alô, Johnny', Só pode ser conversa de telefone.' (Noel Rosa. Cinema falado, 1933.)
Os versos refletem uma crítica profunda e expressam (a)(o)

(A) influência do estrangeirismo nas letras do samba.
(B) resistência da arte popular quanto às inovações tecnológicas.
(C) uso de tecnologias estrangeiras na difusão da cultura popular nacional.
(D) a difusão da música estrangeira em substituição ao samba autenticamente nacional.
(E) expansão da dominação cultural estadunidense e a desvalorização da cultura popular brasileira.


LÁ NO PALÁCIO DAS ÁGUIAS

Para que arame farpado se é possível arranjar com as habituaues cascas de bananas?
QUESTÃO 03. No início de 1937 o artista carioca J. Carlos publicou esta charge. Ao fundo, vê-se o centro do poder da época: o Palácio do Catete.  Ao centro está a figura de Getúlio Vargas.  Em primeiro plano e abaixo vemos bananeiras e cachos de bananas. Depreende-se que o chargista:

(A) mostrando as dificuldades de governar o país em meio aos empecilhos encontrados nas nuances do poder.
(B) está criticando: o comportamento do presidente Getúlio Vargas de dificultar o caminho de seus adversários políticos.
(C) procura demonstrar severas críticas ao fato de Vargas não valorizar a agro exportação brasileira representada pela fruta banana.
(D) retrata o presidente preparando o ambiente para o futuro governante do pais assumir o poder sem nenhuma dificuldade pela  frente.
(E) destaca que, qualquer que seja a pessoa, ao assumir a presidência se deparará com situações inusitadas e, muitas vezes, escorregadias.
QUESTÃO 04.  Leia os textos abaixo.
Mesmo que muitos pensem até hoje que a Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um simples apêndice do Partido Nacional Socialista ou, na melhor das hipóteses, uma imitação tupiniquim do partido alemão, a situação era um pouco mais complicada. [...] Ao contrário de muita coisa que se lê por aí, ainda não foram encontrados documentos que provem que o governo alemão ou o partido nazista teriam apostado suas fichas no integralismo de 1933 a 1938. Havia várias razões para que o governo alemão e a cúpula partidária se mantivessem relativamente neutros em relação ao “irmãozinho” brasileiro.
[...] Além do mais, havia questões básicas que impediam uma aproximação total e irrestrita de ambas as facções. Umas delas diz respeito ao conceito de nação. O nazismo defendia um Estado baseado na ideia de raça pura; o integralismo, em contrapartida, adotou o modelo da miscigenação como o ideal a ser alcançado num possível regime integralista.
GERT Z, René. A Alemanha é aqui? Nazistas e integralistas não representavam a mesma facção política, mas suas ideias muitas vezes se afinavam. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 6, n. 61, outubro de 2010. p. 28-29. (Adaptado). A Ação Integralista Brasileira (AIB), inserida no entre guerras, teve forte influência fascista. Apesar das semelhanças entre Nazismo e a AIB, a diferença básica está na ideia de:

(A) militarismo.  
(B) totalitarismo.
(C) nacionalismo. 
(D) autoritarismo.
(E) antissemitismo.
 QUESTÃO 05.  A  fotografia abaixo se refere a um episódio ocorrido no Brasil , na Cinelândia, Rio de Janeiro, em 1941.
Relacionando o fato observado ao seu respectivo contexto, nessa imagem se verifica:
(A) as posições afinadas entre o nazismo e o operariado.
(B) os elementos do nazismo associados aos símbolos nacionais
(C) a ampla participação popular e a difusão do nazismo como ideia de igualdade
(D) os interesses agroexportadores e, no plano político a fusão entre o nazismo e  o liberalismo.
(E) o apoio ao internacionalismo comunista e ao sistema político de caráter liberal aliado ao nazismo.
 
QUESTÃO 06.
 FOTO 1        
 foto1 População operária em campanha para eleição do segundo mandato de Vargas. FOTO 1 Disponível em: http://www.paulocannizzaro.com.br/post.asp?id=60&t=o-grande-presidente-getlio-vargas. Acesso 14 ago. 2013.

Em 1951, Vargas voltou à Presidência da República, desta vez legitimado pelo voto popular. São características a serem reconhecidas durante essa fase da presidência de Vargas presentes nas duas imagens, respectivamente:
(A) Populismo e Nacionalismo.
(B) Sindicalismo e Trabalhismo.
(C) Coronelismo e Autoritarismo.                           
(D) Intervencionismo e paternalismo.
(E) Imperialismo e Estatização da economia.
QUESTÃO 07. (Uerj - Adaptada) O presidente Roosevelt, que governou os E.U.A. entre 1933 e 1945, solicitou a inclusão de Walt Disney na lista de visitas de celebridades hollywoodianas aos países sul-americanos. Após a visita,Disney retornou aos Estados Unidos e produziu os desenhos animados “Alô, amigos” (1942) e “Os três cavaleiros” (1945), mais conhecido no Brasil como “Você já foi à Bahia?”. Essas criações de Disney pretendiam resumir, no plano simbólico, os laços de afeto e de cooperação que uniam os E.U.A. ao Brasil.  As artes são frequentemente utilizadas como instrumento de propaganda política e ideológica. Os desenhos da Disney, por exemplo, foram peça importante para a estratégia geopolítica dos E.U.A. para a América Latina, como se observa no texto acima. Essa estratégia geopolítica norte-americana foi concretizada na década de 1940 por meio de um conjunto de ações que fiou conhecido como:

(A) Aliança para o Progresso
(B) Política da Boa Vizinhança
(C) Doutrina Monroe e big Stick.
(D) América para os Americanos.
(E) Doutrina do Destino Manifesto

QUESTÃO 08.   Leia o trecho de documento a seguir:
"Há doze anos que o Dr. Getúlio representa a ordem para o Brasil. Ser contra ele, se isso hoje ainda fosse possível, seria colocar-se contra si mesmo. (...) Somos das poucas terras deste planeta em que o homem tem pão, tem casa, tem assistência, tem trabalho, tem paz, tem justiça." Jornal "O Estado de São Paulo", 19 de abril de 1942.
 A leitura do documento permite afirmar que a política social da Era Vargas, introduzia no Brasil um fenômeno conhecido como:

(A) Populismo.
(B) Socialismo.
(C) Comunismo.
(D) Democracia.
(E) Anarquismo.


QUESTÃO 09 . O cartaz ao lado trás algumas ideias defendidas por um movimento que defendia a reconstitucionalização do país, conhecido como:

(A) as intentonas comunistas de 1935;
(B) as manifestações integralistas nos anos 30;
(C) o movimento tenentista da década de 1920;
(D) as rebeliões promovidas pela ANL entre 1934 e 1937.
(E) a reação da oligarquia paulista na Revolução Constitucionalista de 1932;
  “Com o insucesso dos levantes de novembro de 1935, desencadeia-se uma violenta repressão policial contra os comunistas e aliancistas, como eram chamados os membros da ANL. Em 5 de março de 1936, Prestes e Olga são presos por agentes do famigerado capitão Filinto Müller, então chefe de polícia de Vargas, no subúrbio carioca do Méier.”  (Revista Nossa História, nº 09, p . 16.)

QUESTÃO 10.   Os levantes ocorridos em novembro de 1935  do qual participaram Luis Carlos Prestes e Olga Benário ( foto ao lado ) são chamados pelos militares de
(A) Movimento Armado.
(B) Intentona Comunista.
(C) Aliança Libertadora.
(D) Revolução popular.
(E)  Aliança Liberal.

A história de Gagliano Neto - No dia 5 de junho de 1938, o povo brasileiro viveu um momento histórico. Teve a chance de ouvir, pela primeira vez, uma partida de Copa do Mundo ao vivo. O Brasil venceu a Polônia na prorrogação por 6 x 5 naquela que seria a primeira transmissão do rádio brasileiro realizada de outro continente. A missão de narrar as jogadas de Leônidas e companhia em solo francês coube ao pernambucano Leonardo Gagliano Neto. Locutor – ou, como se dizia à época, “speaker” esportivo – da Rádio Clube do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, ele já havia sido pioneiro um ano antes, quando, trabalhando na Rádio Cruzeiro do Sul, realizou a primeira transmissão de um jogo da Seleção Brasileira, durante o Sul-Americano de 1937, na Argentina. Na ocasião do jogo contra a Polônia, o presidente Getúlio Vargas, que considerava o rádio um instrumento fundamental no processo de transformação do futebol em símbolo de sucesso de seu governo, decretou feriado nacional e ordenou que fossem instalados alto-falantes nas praças e em locais públicos para que os brasileiros pudessem contemplar a inédita transmissão.
 (www.guiadoscuriosos.com.br/blog/2014/02/11/a-historia-de-gagliano-neto-o-primeiro- speaker-brasileiro-em-copas-do-mundo Acesso em: 11.02.2015. Adaptado)

QUESTÃO 11.   Com base nas informações presentes no texto podemos inferir que o ato da decretação do feriado tinha como principal objetivo de:


(A) associar o futebol a política de seu governo visto que o rádio constituía, à época, num forte instrumento de comunicação de massa.
(B) promover com máximo de entretenimento para a população como forma de incentivar a cidadania e a defesa dos direitos sócias expressos na Constituição Brasileira de 1937.
(C) estimular o desenvolvimento da comunicação do Brasil como forma de socialização das diversas regiões do país favorecendo o ideal nacionalista e democrático do seu governo.
(D) fortalecer as relações democráticas entre a população civil e brasileira, favorecendo a integração das camadas mais pobres da população com acesso a uma das paixões nacionais: o futebol.
(E) contribuir para a difusão dos valores culturais brasileiros através do futebol cuja primeira transmissão oficial pelo rádio promovia o civismo, o patriotismo e fortalecia a democracia e a cidadania em nosso país.


QUESTÃO 12. A charge se refere:


(A) a distribuição regional dos programas sociais de Vargas que encobriu  um indicativo de desenvolvimento capitalista concentrado.
(B) ao avanço da política industrial de Vargas que permitiu um desenvolvimento desequilibrado entre as regiões do país, forçando-o à renunciar.
(C) ao suicídio de Vargas, motivado pelas notícias divulgadas pela imprensa sobre sua participação no atentado contra o líder da oposição, Carlos Lacerda.
(D) ao Plano Cohen, falso documento denunciava uma subversão  comunista  que ameaçava o país elaborado por  Vargas que serviu de pretexto para o golpe de Estado.
(E) ao incremento da agricultura adotado por Vargas que impediu maior concentração de renda nas regiões mais desenvolvidas, fazendo com que ele perdesse apoio das elites.

Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
o bonde de São Januário
leva mais um operário
sou eu que vou trabalhar.     
(Wilson Batista/Ataulfo Alves, 1940)

QUESTÃO 13.   A letra acima expressa uma característica da música brasileira  à época do Estado Novo, pois:

(A) valoriza a figura do malandro, contrariando o interesse do governo de formar o “novo homem” brasileiro, forte, útil e produtivo.
(B) o Estado Novo, implementado por Vargas, buscava incentivar estilos musicais de todas as classes sociais, independentemente do conteúdo abordado.
(C) o conteúdo da letra é uma crítica à ação política do cidadão que via nas manifestações sociais formas de combate ao desemprego que assolava o país.
(D) o tema central era a crítica à política industrial de Vargas marcada pelo incentivo ao capital estrangeiro em detrimento da indústria nacional.
(E) a letra combate a influência dos ritmos estadunidenses e europeus, típicos dos anos dourados, marcado pela trilogia sexo, drogas e Rock ‘in roll.
 
Observe a charge a seguir,  publicada na revista Careta em 27.12.1952, do cartunista Théo:
Papai Noel -“Você é que é feliz”...
Getúlio: – Ser pai dos pobres dá mais trabalho do que ser Papai Noel!
Você só se amofina no Natal: a mim eles chateiam o ano inteiro!
(Isabel Lustosa. Histórias de presidentes, 2008.)

QUESTÃO 14.O diálogo de Getúlio Vargas com Papai Noel, deixa explicito a prática política do presidente com a sociedade brasileira denominada.
(A) servidão.
(B) populismo.
(C) anarquismo.
(D) absolutismo.
(E) democracia direta.


Na Lei Orgânica do Ensino Secundário de 9 de abril de 1942, podemos ler:


1. É recomendável que a educação secundária das mulheres se faça em estabelecimentos de ensino de exclusiva presença feminina.
2. Incluir-se-á nas terceira e quarta séries do curso ginasial e em todas as séries dos cursos clássico e científico a disciplina de economia doméstica.
3. A orientação metodológica dos programas terá em mira a natureza da personalidade feminina, bem como a missão da mulher dentro do lar.
(Adaptado de Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro (orgs.), Nova História das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2012, p. 337.)

QUESTÃO 15. Elaborada durante O Estado Novo ( !937- 1945 ),  A Lei   Orgânica do Ensino Secundário objetivava:


(A) atribuir uma formação social voltada para  o exercício da cidadania.
(B) procurava difundir os valores  do feminismo ao  criar estabelecimentos exclusivos.
(C) reforçava a imagem de rainha do lar e base da família, visão tradicional da sociedade brasileira.
(D) garantia, na forma da lei, as reivindicações da sociedade brasileira, e, em particular, das mulheres.
(E) estabelecer uma formação das mulheres para o mercado de trabalho  como agentes produtivas e modernizadoras.


DISSERAM QUE EU VOLTEI AMERICANIZADA - CARMEN MIRANDA
Me disseram que eu voltei americanizada
Com o burro do dinheiro
Que estou muito rica
Que não suporto mais o breque do pandeiro
E fico arrepiada ouvindo uma cuíca
Disseram que com as mãos
Estou preocupada
E corre por aí
Que eu sei certo zum zum
Que já não tenho molho, ritmo, nem nada
E dos balangandans já "nem" existe mais nenhum
Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno
Eu posso lá ficar americanizada
Eu que nasci com o samba e vivo no sereno
Topando a noite inteira a velha batucada
Nas rodas de malandro minhas preferidas
Eu digo mesmo eu te amo, e nunca "I love you"
Enquanto houver Brasil
Na hora da comidas
Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu
https://www.letras.mus.br/carmen-miranda/185585/

QUESTÃO 16. A letra da música acima escrita por Luiz Peixoto e Vicente Paiva, em defesa da cantora Carmen revelam aspectos da aproximação diplomática e cultural entre Brasil e EUA denominada.


(A) Política da Boa Vizinhança
(B) Aliança para o Progresso
(C ) American Way Of  Life
(D) Corolário Roosevelt
(E) Big Stick

GABARITO
01.C
02.E
03.B
04.E
05.B
06.A
07.B
08.A
09.E
10.B
11.A
12.D
13.A
14.B
15.C
16.A