Hipertensão Arterial: mitos e verdades
MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS PODEM CAUSAR DEPENDÊNCIA?
MITO. A medicação anti-hipertensiva não causa dependência química. Uma vez que o remédio é cortado, o organismo volta a funcionar normalmente, no caso de indivíduos hipertensos o organismo volta a sofrer valores elevados da pressão arterial.
HIPERTENSOS DEVEM EVITAR O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS?
VERDADE. A ingestão excessiva de álcool, além de ser calórica, aumenta a pressão arterial.
UMA VEZ CONTROLADA A PRESSÃO ARTERIAL NÃO HÁ MAIS NECESSIDADE DE SEGUIR O TRATAMENTO?
UMA VEZ CONTROLADA A PRESSÃO ARTERIAL NÃO HÁ MAIS NECESSIDADE DE SEGUIR O TRATAMENTO?
MITO. Um paciente hipertenso que suspende a sua medicação está sujeito aos riscos de uma elevação súbita da pressão em algumas situações, como no estresse, além dos riscos crônicos que os níveis pressóricos elevados provocam (AVC, Infarto Agudo do Miocárdio, Doença Renal Crônica e Insuficiência Cardíaca).
A APNEIA DO SONO PODE LEVAR A HIPERTENSÃO ARTERIAL?
VERDADE. A apneia do sono é um problema no qual a pessoa apresenta interrupção ou diminuição da respiração durante a noite, provocando engasgos. E ela pode ser também um fator de risco determinante para a hipertensão. Isso porque o organismo de quem tem apneia do sono libera adrenalina para combater o distúrbio e contrai os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Quer saber mais sobre os efeitos da apneia do sono no organismo? Veja o texto: http://www.blogdofariasjunior.com/2019/03/coluna-da-dra-adila-justino-dormir-mal.html
A HIPERTENSÃO TAMBÉM ATINGE PESSOAS JOVENS?
VERDADE. Embora o número de pessoas com pressão alta seja maior entre idosos, pessoas de todas as faixas etárias podem desenvolver a doença e devem se prevenir. Principalmente quando levamos em conta que a obesidade e o sobrepeso são um dos maiores fatores de risco para a pressão alta.
HIPERTENSOS DEVEM COMER SEM SAL?
MITO. Não é necessário comer sem sal, porém a ingesta deve ser controlada.
Dados revelam que o brasileiro ingere 12 gramas de sódio por dia e de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário deve ser de menos de 2 gramas por dia (uma colher de chá ou 5 gramas de sal).
O sal contém uma substância que, em excesso, pode ser uma das causas do aumento de pressão: o sódio.
PODEMOS CONFIAR NOS APARELHOS DIGITAIS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL?
VERDADE. Os aparelhos de pressão digital podem ser usados, desde que tenham selo do Imnmetro sejam calibrados com regularidade. É muito importante que a medida da pressão seja feita obedecendo procedimentos prescritos para a medição, como preparo do paciente e seguir etapas para a realização da medição. Em Breve detalharei numa nova postagem os critérios recomendados para uma correta aferição da pressão arterial.
Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG.
Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.