terça-feira, 16 de julho de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - O que você precisa saber sobre o bom colesterol (HDL)

O que você precisa saber sobre o bom colesterol (HDL)


O colesterol é um tipo de gordura circulante no sangue e tem funções importantes no nosso organismo como estruturação das membranas celulares e na produção de alguns hormônios como testosterona, estrógeno e cortisol. Quer saber mais funções do colesterol? Acesse o Poste: http://www.blogdofariasjunior.com/2019/04/coluna-da-dra-adila-justino-colesterol.html
 
O colesterol é transportado no sangue por proteínas especiais, as “lipoproteínas”, encarregadas da distribuição do colesterol por todas as células do organismo. As mais importantes são o LDL (ruim colesterol) e o HDL (bom colesterol).

Quando ocorre o aumento de níveis de LDL no sangue, esse deposita o colesterol na parede das artérias provocando a formação de placas gordurosas (placas arteroscleróticas) que estreitam os vasos e podem impedir a circulação do sangue levando a doenças como infarto, angina e AVC (acidente vascular cerebral).  

Já concentrações elevadas de HDL protegem o indivíduo contra tais doenças, pois o HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado. O HDL, atua como se fosse um faxineiro, "varrendo" o excesso de gordura. Sendo entendido e já comprovado que níveis elevados de HDL podem impedir a progressão da placa aterosclerótica, promovendo, aliás, sua regressão.

Alguns estudos demonstram que um aumento nos níveis séricos de HDL, da ordem de 1 mg/dl, produz redução de 2%-3% na incidência de doença arterial coronariana (coronária são as artérias que levam sangue ao coração).

O QUE FAZER PARA MANTER ADEQUADO OS NÍVEIS DE HDL? 
 
- Perda de peso: A redução de peso aumenta o HDL- em 5%-20%;

- Abandono do tabagismo: Aumenta cerca de 5% dos níveis de HDL; - Prática de atividades físicas regulares: produzem uma elevação no HDL de até 30%.

- Alimentação equilibrada, que contenha de forma balanceada alimentos com ômega 3(sardinha, truta, bacalhau e atum), consumir vegetais e frutas; preferir alimentos integrais e comer fontes de gordura boa, como azeitona, azeite, abacate, linhaça, chia, amendoim, castanhas.

Para um adequado controle das taxas de colesterol o ideal é a realização de check-up periódicos, com a avaliação e tratamento por seu médico de fatores que podem influenciar a redução ou falta de manutenção dos níveis ideias do bom colesterol.
FONTE: http://publicacoes.cardiol.br

Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG. Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.