quinta-feira, 11 de julho de 2019

COLUNA DA JACQUELINE - Girassol

 Girassol
Tenho o costume de  trabalhar ouvindo palestras, principalmente quando estou digitando. Estes dias escutava uma fala do Padre Fábio de Melo onde ele dissertava sobre os girassóis.
 
O tema era: APRENDA COM O GIRASSOL… BUSQUE A LUZ O TEMPO TODO!!!!
 
Achei tão reflexivo as suas palavras que decidi compartilhar com vocês.
 
Ele dizia: Sejamos como os girassóis…Uma coisa é certa. Nós estamos todos num mesmo campo. Há em cada um de nós uma essência que nos orienta para o verdadeiro lugar que precisamos chegar, mas nem sempre realizamos o movimento da procura pela luz.
 
Sejamos afeitos a este movimento místico, natural. Não prenda os seus olhos no oposto de sua felicidade. Não queira o engano dos artifícios que insistem em distrair a nossa percepção. Não podemos substituir o essencial pelo acidental. Girassol só pode ser feliz se para o Sol estiver orientado. É por isso que eles não perdem tempo com as sombras. Eles já sabem, mas nós precisamos aprender.
E como precisamos! 
 
Estes dias lendo um texto sobre girassóis descobri que eles não se posicionam para baixo, quando não tem sol, eles se posicionam de frente para outro girassol, como que para trocar energias. A natureza é realmente impressionante!
 
A natureza tem tanto a nos ensinar! Que tal fazer como os lindos girassóis? Na hora da dor, do desespero, da angústia, porque não olhar para  o outro, porque não dividir com outro suas inquietações.
 O sol se escondeu, então eu vou ficar aqui cabisbaixo, esperando que ele volte… Nada disso!  Vamos acionar nossa   luz interna e compartilhar com os outros…
 
A maioria dos filósofos nos alertam sobre a necessidade de contemplar a   beleza e assim encontrarmos a nossa própria beleza. E onde está a beleza?  Está em todos os lugares, na lua, na rua, nas constelações, nas estações, no mar, no ar, nos rios, nas cachoeiras, na chuva, no cheiro das ervas, na luz que cintila na água crespa das lagoas, nos jardins, nos rostos, nas vozes, nos gestos. 
 
Álvaro de Campos colocou este sentimento num poema: Dá-me lírios, lírios, e rosas também. Crisântemos, dálias, violetas e os girassóis acima de todas as flores.
 
Finalizo cantarolando:
No coração de quem faz a guerra
Nascerá uma flor amarela
Como um girassol
Como um girassol
Como um girassol amarelo, amarelo!
 
Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga