sexta-feira, 2 de agosto de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - José Vanderlei Landim

 José Vanderlei Landim




Sábado presenciei algo memorável que ficará registrada na nossa história. Foi um manhã agradável, na companhia de pessoas que fazem a vida acontecer e que liga presente ao passado, rumo ao futuro. Quantos mestres da cultura, da política, da educação, da saúde e do dia a dia a nos remeter os saberes da nossa cidade. Foi o evento 10 anos de Cariri Cangaço, com a presença de pesquisadores de 14 estados do Brasil, e no momento o lançamento do livro do Excelentíssimo Senhor José Landim.

Honra para mim, estar presente no lançamento do Livro O Voo do Zabelê, do Excelentíssimo Senhor José Vanderlei Landim. É um fato da nossa história cotidiana que merece destaque, por se tratar de alguém filho e amante de nossa terra. Trago assim hoje na nossa história cotidiana um pouco sobre alguém de família tão influente em nossa cidade.

José Vanderlei Landim, nasceu na cidade de Brejo, no dia 18 de abril de 1939, De acordo com relatos de Vanderlei em seu livro, na época a cidade tinha apenas 20.000 habitantes, não tinha indústria a não ser uma pequena padaria e uma sapataria e pequenas alfaiataria. Sua mãe teve 13 filhos dos quais apenas oito sobreviveram, entre eles os mais conhecidos por todos nós Ivan Landim (in memoriam) e Zé Landim, Inês Landim, Ivani Landim. Foi criado por uma tia avó, a qual criou também o seu pai João Landim. Descreve ainda que recebeu o apelido de Zabelê por que os amigos o chamavam de Delê, por causa do nome Vanderlei e acrescentou-se uma sílaba a mais Zabelê, aproveitando a fonia da palavra. Os amigos da época não acreditavam que ele fosse estudar num internato de Maristas em Missão Velha e por isso recebeu logo o apelido de Zabelê Colegial. No entanto ele foi o único a estudar fora, e foi até o fim, até se formar. José Vanderlei Landim, de estudante pobre do interior, perseverante, vencedor de todas as etapas da vida, daí o Título do livro O VOO DO ZABELÊ.

Traz um vasto currículo, demonstra que é uma personalidade influente na leitura e nos estudos, e desbrava o conhecimento com maestria. Fez o curso primário com os franciscanos em Triunfo, Pernambuco e o curso ginasial no Seminário Santo Antônio Ipuarana, Campina Grande, Paraíba. Cursou cientifico em Fortaleza, é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Fez curso de Desenvolvimento Econômico ministrado pela Universidade Federal do Ceará. Estudou na Escola Prática de Altos Estudos, Sorbonne, Universidade de Paris. Técnico em Desenvolvimento Econômico da Superintendência do Desenvolvimento Econômico e Cultural – SUDEC. Fez o curso de Administração de Empresas ministrado pelo SEBRAE e Banco do Desenvolvimento do Estado do Paraná. Professor concursado da URCA – Universidade Regional do Cariri, nas disciplinas de Direito e Processo do Trabalho e Direito Processual Civil. Juiz Federal do Trabalho da XX Região, em Sergipe, Membro da banca examinadora do III Concurso de Juiz de Federal do Trabalho, pela Universidade Regional do Cariri, nas disciplinas de Direito e Processo do Trabalho e Direito Processual Civil. Juiz Federal do Trabalho da XX Região, em Sergipe. Especialista em direito e processo do trabalho pela universidade Potiguar. Membro conselheiro do Instituto Euvaldo Lodi, na Federação das Indústrias do Estado do ceara, por quatro anos. Presidente do Conselho Superior de Administração da Sociedade Lírica do Belmonte, Crato, Ceará. Homenageado pelo tribunal Regional do Trabalho na XX Região, com a medalha de Grande Oficial do Mérito Trabalhista. Recebeu medalha da Casa do Cearense, em Sergipe. Homenageado pela Câmara Municipal de Brejo Santo com a medalha Balbina Viana Arrais, por seu trabalho em favor da educação. Cidadão honorário das cidades de Missão Velha, Barbalha e Crato pelos serviços prestados a essas cidades.

No dia do lançamento do livro, peço a José Vanderlei Landim que deixe uma mensagem para Brejo Santo: “Como filho de Brejo Santo, só posso dizer que me sinto muito orgulhoso da minha terra. Brejo Santo hoje é uma cidade visitada por professores, por secretários de Educação de todo Brasil que veio pra cá verificar o sucesso da educação aqui de Brejo Santo.  E isso muito me orgulha ter tido o Guilherme Landim como Prefeito, o pai dele, e fico muito orgulhoso, um orgulho natural e humano por ver Brejo Santo nesse progresso. E mais, Brejo Santo também é uma cidade que foi melhormente avaliada pelo sistema único de Saúde, por que Brejo Santo é um exemplo de atenção a saúde aqui na cidade. É muito bonito eu ver a minha família depois de tantos médicos, todos eles voltam sua cidade pra prestar serviço. É um povo alegre, simpático, não imagina o quanto eu tenho de orgulho de Brejo Santo. Quero dizer e desejar para que Brejo Santo continue sempre na vanguarda do desenvolvimento do Ceará.”

Pergunto o que mais lhe marca historicamente ele responde que foi a união da família, uma família que está sempre voltada para o bem de sua terra. Peço ainda que descreva o momento do lançamento do livro: “A apresentação que Welilvan fez do meu livro, eu fiquei tão emocionado que não tive mais como continuar contando as histórias, por que foi muito interessante. Amo a cidade, sai daqui com nove anos de idade, é por isso que uma mocinha me procurou e perguntou, o senhor é de onde¿ Estava vizinho a Welilvan e eu disse: minha filha eu sou aqui de Brejo Santo; Ah é de Brejo Santo¿ Daqui esse é meu sobrinho, sou irmão de Ivan, Tudo porque a luta pela vida você tem que enfrentá-la conforme ressaltou Welilvan”.

Gratidão ao Excelentíssimo Senhor José Vanderlei Landim, homem público e honrado dotado de inteligência, que possamos aprender com o Senhor o Voo do Zabelê. Que as futuras gerações possam se espelhar em sua história de vida, tão bem contada em seu livro. Parabéns!  Orgulho de termos alguém que nos representa tão bem na história.