terça-feira, 17 de setembro de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - Como medir a pressão arterial corretamente?

Como medir a pressão arterial corretamente?

A pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, dependendo da força da contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos é chamada Pressão Arterial.
 
Oscilações nos valores da pressão arterial representam um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Então medir a pressão arterial é a forma mais segura de prevenir problemas futuros.
 
O ponto mais alto da pressão nas artérias é chamado de pressão sistólica. O ponto mais baixo, pressão diastólica.
 
O instrumento utilizado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro. A série de sons que são transmitidos até o ouvido de quem verifica a pressão arterial são chamados de sons de Korotkoff, o estetoscópio é o instrumento usado para amplificar os sons.
 
O primeiro som claro, quando o sangue flui, através da artéria comprimida, é a pressão sistólica. A pressão diastólica ocorre no ponto em que o som muda ou desaparece.
 
Para medir a pressão arterial corretamente, é necessário tomar alguns cuidados antes e durante o procedimento, tais como:
- Ficar em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo.
- Não conversar durante a medição.
- Estar com a bexiga vazia.
 - Não ter ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos ou fumado nos 30 minutos anteriores.
- Estar usando roupas folgadas.
- Estar relaxado, sentado em uma cadeira, com as pernas descruzadas e os pés apoiados no chão.
- Utilizar preferencialmente o braço esquerdo, com o cotovelo apoiado em uma superfície, de modo que a braçadeira fique na altura do coração, com a palma da mão voltada para cima.
 
Além disso, é importante que a braçadeira seja adequada ao braço, não sendo muito larga ou apertada. 
 
Como já falado aqui quando abordei o tema HIPERTENSÃO ARTERIAL MITOS E VERDADES http://www.blogdofariasjunior.com/2019/07/coluna-da-dra-adila-justino-hipertensao.html no caso de aparelhos de pressão digital, deve-se ficar a quanto a certificação do Imnmetro e a calibração, que deve ser regular.  Os cuidados antes e durante o procedimento também devem ser seguidos para uma correta aferição.
 
Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG.
 
Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.