Já pensou em coisas boas, coisas ruins, em problemas da vida que pareciam não ter fim. Pensou em coisas bizarras ou impossíveis, pensou invenções ou realidades, de como seria a vida na verdade. Já pensou em um morador de rua em um dia de frio? o que fazer por ele e acabar com seus calafrios? Já pensou na prova de amanhã? já pensou que amanhã o tempo pode estar nublado? Pensou e lembrou de ainda não ter lavado o casaco.
Já pensou no futuro? de como seria a sua família, pensou em você levando os seus filhos na escola todo dia. Já pensou se essa tela cai da sua mão e é levada pelo vento, você iria pegar ou iria deixar? fazendo você pensar de como esse poema iria terminar. O que será que um atleta pensa antes da largada? O que será que alguém pensa enquanto cai de uma escada?
Será que o bebê pensa alguma coisa quando sai da barriga? O que minha mãe pensa enquanto lava a louça na pia? Quando está num ônibus já pensou que além de você existem outras pessoas que também estão pensando? o que será que todas aquelas pessoas pensam?
A moça da frente está pensando em que roupa irá usar na festa de sábado, a senhora está pensando no que irá fazer para os netos comerem ao ir visitá-los, o cobrador está pensando que deve ter dado o troco errado, e o motorista está pensando que no sinal vermelho ele devia ter parado. A cada neurônio circulante é um pensamento que se vai, ou que se esvai. Quantos pensamentos será que cabem no mundo? é tanto pensamento que já não trago mais, isso é pensar grande demais.
Já pensou em parar de pensar? Como estaria sua cabeça sem pensamentos? mas assim você estaria pensando, pense melhor nesses momentos. Já pensou no que você pensaria ou no que poderia ter pensado, pense bem, pois pensar é sonhar acordado.
A @colun_avertebral é um projeto idealizado pelas estudantes, Eduarda Vitória & Sarah Regina, do curso de Jornalismo da UFCA.