sábado, 12 de outubro de 2019

Cariri - IFCE oferta 20 vagas para curso de hidroponia.

As inscrições para a segunda turma do curso de extensão em Cultivo Hidropônico ofertado pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará estarão abertas nos dias 16 e 17 de outubro. A capacitação é gratuita e oferta 20 vagas no total: 15 para a comunidade externa e outras 05 para a comunidade interna. O edital completo com a documentação necessária para inscrição está disponível no site.


A hidroponia é um sistema que utiliza uma solução de água e nutrientes para cultivar as plantas, sem o uso do solo. A técnica pode ser aplicada por pequenos produtores ou por grandes empresas na produção de verduras, frutas e legumes como alface, coentro, cebolinha, cenoura e até morangos.


O sistema é mais eficiente e econômico no uso de água, de fertilizantes e permite a colheita durante todo o ano, com o uso de estufas: "As vantagens são várias. A primeira é que grande parte das doenças que atingem as plantas estão presentes no solo e são facilmente transportadas entre as regiões. Como a hidroponia geralmente é em ambiente protegido, uma estufa, essas pragas não têm acesso às plantas. Outra vantagem é a redução dos gastos com água" , explica o professor Cley Anderson Freitas, que coordena a capacitação.

Oferecido pela primeira vez em 2019.1, o curso já rende frutos para os participantes. Lindemberg Silva, por exemplo, já começou a produzir alface hidropônica em casa. Hoje, ele consome um produto de qualidade e ainda consegue obter renda extra com a produção: "A nossa propriedade é muito pequena e nossa fonte de água também é pouca. Eu sempre acompanho a página do instituto no Facebook e quando eu vi a divulgação do edital do curso de hidroponia, já imaginei que seria uma coisa que se encaixaria aqui na nossa condição, com pouca terra e pouca água. E a gente tem que ter nossa fonte de renda".

Para participar da formação, é preciso já ter concluído o ensino fundamental. As inscrições serão realizadas das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sala da Coordenadoria de Extensão do campus. O curso tem duração de 40 horas/aula e será ministrado às quintas-feiras, de 31 de outubro a 28 de novembro.

Serviço
Inscrições para curso de Cultivo Hidropônico
16 e 17/10, de 8h às 11h e de 14h às 17h
Coordenação de Extensão do IFCE Crato
CE 292, km 15, bairo Gizelia Pinheiro
Mais informações: 88 3586-8172