segunda-feira, 14 de outubro de 2019

COLUNA VERTEBRAL - Você não esta sozinho nisso também!

 Você não esta sozinho nisso também!


No dicionário solidão significa se isolar ou se sentir desacompanhado, ou seja, isso é um problema. Contudo, que tipo de solidão o dicionário estaria se referindo?  

    O ser humano necessita de isolar-se pra si, é verdade, pois, é no silencio que conheceremos as mais complexas verdades escondidas dentro de sentimentos presos a nossa maneira de viver. É fato que a “solidão” traz o autoconhecimento e a compreensão de quem de fato somos,coisa que só seria possível sem o “barulho” das pessoas. Então, estar só é aparentemente melhor? Antes disso, Jean Pierre em seu livro “A perversão comum”, considerava a solidão como algo perverso, de acordo com ele, “Viver junto sem outro” é parte de uma fenomenologia da mutação do laço social descrita como desarticulação e esfacelamento da interação entre o singular e o social coletivo.

     Desse modo, a questão tratada aqui traz a solidão como algo que gera mais consequências para o sujeito e a sociedade do que só um simples afastamento, com boas intenções. Mas, algumas pessoas ainda insistem dizer que não precisam do outro para ser feliz, isso é verdade, mas – Você foi levado a preferir ficar sozinho (embora nos nunca estaremos sozinhos) ou é decisão própria?

    Quando pensamos em solidão, logo nos vem à mente tristeza, desamparo e angustia, contudo,em que tipo de solidão você pensa? A de estar sozinho ou a de ser sozinho? Se formos nos basear na descrição do dicionário estar só é ruim, desesperador e vazio, mas se levarmos em consideração a escolha de estar sozinho, sem nenhum motivo aparente, é também egoísta!

     Já percebeu que existem pessoas que estão com você, mas, não fisicamente ou emocionalmente? Que dizem que estão ali por você, mas não estão? Que dizem ser uma coisa mas, suas atitudes provam o contrário? Se sim, você acaba de responder aquela pergunta. A exclusão social, as decepções, mágoas e confianças frustradas foram motivos para preferir estar só. Talvez você já tenha se perguntado – O que há de errado comigo? Ou, será que sou eu o problema? E nesse misto de sensações, quem sabe também não esteja se passando na sua cabeça que você é um ser humano cheios de defeitos, mas cheios de qualidades que um dia foram reconhecidas, mas que por causa de situações tudo mudou? Se sim, VOCÊ NÂO ESTÁ SOZINHO NISSO TAMBÉM!

      Nesse caso, a solidão vira um problema e quando existe problema existe prejuízo! Quando não interagimos socialmente com as pessoas nos falta algo. E esse algo nos incomoda e nos fazem esses tipos de perguntas: "Será se sou eu o problema" ?Ou “Eu não me encaixo em grupo nenhum”. A verdade é que há um conflito interno e achamos que encontraremos escape se afastando, usando argumentos como – Eu não preciso de ninguém, me basto, sou o meu melhor amigo,mas digo, você é sim! porém, não é egoísta não compartilhar suas qualidades com alguém? Isso só confirmaria o qual especial você é!  

Pessoas precisam de pessoas. É claro que o “O homem é o lobo do homem” mas," A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para outra: O que? Você também! pensei que eu era único.

     Não e bom sofrer sozinho, a pizza foi feita pra 4 ,6 ,8 pessoas comerem e não adianta dizer que você come sozinho,por que ela foi feita em pares. O relógio não trabalha sozinho. Um corpo precisa de membros. Uma igreja precisa de membros. Pra que você tirariam prints de sua conversa se não tem pra quem mandar? Quem você pensa quando fala-se em comunhão?  “Momentos eternizam pessoas e lembranças ‘’. Como viver a vida se não tiver com quem compartilhar?

    Sair do casulo emocional é libertador, não é nós que somos a humanidade?  A sociedade, A minoria, O pão não é nosso? A igreja não somos nós? Não é vocês quem dizem e perpetuam o “Ninguém solta a mão de ninguém’’? E se for mesmo verdade que “A união faz a força”? E se for mesmo verdade que amizade produz ocitocina? Essa, que estando a nível baixo, ocasiona empatia reduzida e leva o indivíduo a frieza, além de prejudicar o humor e o apetite, e venhamos e convenhamos, quem não gosta de “mostrar os dentes”? Ou comer uma pizza?

      O silêncio da solidão é falso pois, é perturbador, incerto, impreciso e cheio de ruídos. É preciso desembaraçar os pensamentos, e a companhia do outro nos ajuda a desenrolar os fios da nossa bagunça interna. Ficar sozinho pode parecer confortante e cheio de paz, mas o barulho da solidão nunca será mais alto que a música de uma boa companhia.

A @colun_avertebral é um projeto idealizado pelas estudantes, Eduarda Vitória & Sarah Regina, do curso de Jornalismo da UFCA.