terça-feira, 15 de outubro de 2019

Gal Costa abre a Mostra Sesc de Culturas Cariri 2019.

A abertura da Mostra Sesc de Culturas Cariri 2019, que acontece no dia 08 de novembro, vai contar com uma das cantoras mais importantes e aclamadas do Brasil. Aos 74 anos de idade e em plena forma, Gal Costa leva ao público o show “A Pele do Futuro” para o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no Crato. A apresentação, que acontece às 20h, vai ser promovido pelo Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio.

Lançado em 2018, "A Pele do Futuro" é o 40ª disco de Gal Costa, que acabou dando origem ao DVD de mesmo nome, gravado em São Paulo, cujo lançamento ocorreu neste ano. Como a própria artista costuma afirmar, trata-se de um trabalho alegre e maduro, que mistura MPB, disco music, samba, baião, baladas e até rock’n’roll. No palco, a cantora vai apresentar músicas inéditas, como “Palavras no Corpo” (Silva/Omar Salomão) e “Sublime” (Dani Black).
 
Gal Costa vai trazer para o Cariri canções compostas por Gilberto Gil, Djavan, Adriana Calcanhotto, Jorge Mautner, Nando Reis, que, inclusive, vai fazer o show de encerramento da Mostra, no dia 12 de novembro, e Marilia Mendonça, entre outros nomes das mais variadas gerações. Os seus maiores sucessos, claro, não vão ficar de fora! No show, a artista mostra versões de "Sua Estupidez" (Roberto e Erasmo Carlos), "Oração de Mãe Menininha" (Dorival Caymmi) e "Festa do Interior" (Moraes Moreira e Abel Silva), dentre outras.
 
“Vamos misturar músicas do álbum com alguns sucessos da minha carreira, trazidos para a sonoridade do disco, com novos arranjos. Tem sido muito bonito ver a emoção da plateia. Estou feliz demais com a repercussão do disco e do show. Quando subo no palco, vem uma energia não sei de onde. E o público tem sentido isso”, explica Gal Costa.  
 
Em 2019, a programação Musical da Mostra Sesc de Culturas Cariri é marcada pela participação de bandas e artistas de diversos estados do País. Uma das atrações é o artista pernambucano Siba, que lançou em setembro deste ano o seu terceiro disco, “Barato Pesado”. Este trabalho traz canções inspiradas nas tradições da poesia oral nordestina, mas sem abrir mão de referências mais modernas, globais e até internacionais. O show do artista acontece também no dia 11 de novembro, no Palco RFSSA, no Crato.
 
Um dos destaques da programação também é a cantora Anná, que vai apresentar, no dia 10 de novembro, no Palco RFSSA, o show Pesada. A artista canta temas como empoderamento da mulher, quebra de padrões e combate aos mais diferentes tipos de preconceito, dentre outros. E, dentro da proposta de trazer múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural, a Mostra recebe ainda Yannick Delass, compositor, cantor e guitarrista original da República Democrática do Congo e cidadão São-tomense. Sua música se caracteriza por uma voz que se entrelaça com a diversidade melódica e rítmica da África contemporânea. Ele se apresenta no dia 09 de novembro, no Palco RFSSA.
 
Já Nando Reis canta no show de encerramento da Mostra Sesc de Culturas Cariri, com a turnê “Esse Amor Sem Preconceito”, que o público caririense vai poder conferir, no dia 12 de novembro, no Largo da Mariz, Juazeiro do Norte. Vale destacar ainda que o encontro também faz questão de incentivar a cultura popular nordestina. São mais de 110 grupos de reisado, maracatu, bandas cabaçais, coco, maneiro pau, dentre outros, formando uma rica rede de identidades e manifestações artísticas em 23 cidades. 
 
Serviço
Mostra Sesc de Culturas Cariri
Período: 08 a 12 de novembro
Local: Região do Cariri
Programação
Abertura Gal Costa – show A Pele do Futuro. Data: 08 de novembro | Horário: 20h Local: Parque de Exposição Pedro Feliciano Cavalcante, Crato.

Para os shows de abertura e encerramento, além dos espetáculos e apresentações em lugares fechados, é necessária a doação antecipada de 2 kg de alimentos não perecíveis, a serem trocados nas Unidades Sesc, em Juazeiro do Norte ou Crato, conforme limite de capacidade dos espaços, que serão doados ao programa Mesa Brasil Sesc. Doação de alimentos para o show da Gal Costa pode ser feita a partir do dia 28 de outubro.

*Da redação do Blog do Farias Júnior