terça-feira, 15 de outubro de 2019

Interior - ESMP promove oficina de Comunicação não-violenta em município.

Conduzir conversas e discussões difíceis de uma maneira construtiva e adquirir mais segurança ao se comunicar com pessoas desafiadoras. Esses são alguns dos objetivos da Oficina de Comunicação Não-Violenta: transformando conflitos e conectando pessoas, promovida pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP). A formação teve a sua primeira edição na sede da ESMP em Fortaleza e agora desembarca em Sobral. O evento acontece no dia 07 de novembro, das 17h às 21h, no auditório da ESMP de Sobral.


A oficina será ministrada pela advogada colaborativa e professora Rachel de Mesquita Rodrigues. A palestrante também é mediadora extrajudicial, conciliadora em formação pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), consteladora familiar e facilitadora de Círculo de Diálogo e de Comunicação Não-Violenta. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet na página de cursos da ESMP.

Os módulos da formação são os quatro componentes da Comunicação Não-Violenta; observação sem avaliação; clareza na comunicação: distinguir sentimentos e pensamentos; linguagem de ações positivas; prática de diálogos e autocompaixão, entre outros aspectos.

A Comunicação Não-Violenta é ensinada há mais de 40 anos por mediadores, facilitadores e agentes voluntários. Entre os benefícios dessa forma de se comunicar, ainda se destacam: a estimulação da conexão entre as pessoas durante um conflito; maior clareza das necessidades próprias e como expressá-las claramente; e criação de um clima de cooperação, valorização e altruísmo nos relacionamentos.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MPCE