sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Urca sedia 5° Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico.

Patrimônio Geológico como componente de projetos ligados ao desenvolvimento territorial, com destaques em Geoparques. Essa é a premissa do V Simpósio de Patrimônio Geológico (V SBPG). O evento acontece de 13 a 18 de outubro na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato, território onde está o primeiro e ainda único geoparque brasileiro, inserido no Programa Global de Geoparques Unesco e da Rede Global de Geoparques.


A conferência de abertura do evento, acontece na próxima segunda-feira (14), no Salão de Atos da Urca, às 18h30, seguida pela conferência magna, Patrimônio Geológico para o Geoturismo e Desenvolvimento Local, com o presidente do Comitê Científico do Geoparque Arouca, em Portugal, Arthur Agostinho Abreu e Sá.

O Geopark Araripe, através da Urca, e a Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBRh) uniram-se para realizar a quinta edição do simpósio sob o tema (RE)pensar o patrimônio geológico para o geoturismo e desenvolvimento local. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, professor e especialista em Geoparques Patrício Pereira Melo, esta é a primeira vez que o evento acontece no Ceará e o Geopark Araripe é o pano de fundo para as discussões centrais da temática escolhida. Esta edição conta com 250 inscritos.

As edições do SBPG vêm ampliando o número de participantes e trabalhos apresentados, de instituições envolvidas e apoiadoras. As parcerias com pesquisadores e instituições internacionais também têm se alargado, com intensa troca de conhecimentos e apoio técnico e científico, fazendo do SBPG um evento de referência no que concerne ao temário Geodiversidade, Patrimônio Geológico, Geoconservação, Geoturismo, e Geoparques, além do Patrimônio Mineiro e seus desdobramentos no território brasileiro.

O evento reúne os principais nomes da geologia do Brasil e dos acadêmicos no Cariri e se destina a profissionais, pesquisadores, gestores e estudantes das áreas de Geologia, Geografia, Turismo, Direito, Educação, Biologia, Engenharias, Ciências Sociais e Economia. Durante o evento, haverá o concurso da marca ou logotipo da AGeoBRh, que aos poucos consolida seu corpo de sócios. E para aqueles que produzem suas monografias de graduação, dissertações e teses sobre a temática dos 5 Gs, no V SBPG serão premiados os melhores trabalhos realizados nos anos de 2017 e 2018.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da URCA