
“O Estado do Ceará vem se destacando pelo uso da tecnologia e do fortalecimento dos procedimentos junto aos trabalhos policiais. Com o envolvimento das investigações da DRFVC (Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas) e o aprimoramento da pronta-resposta da Polícia Militar, através da plataforma Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem), a Segurança deu esse grande salto na melhoria dos índices que se referem aos roubos de cargas, que por sua vez, reduzem os valores dos fretes e impactam nos valores das mercadorias que chegam aos consumidores finais”, pontuou Aloísio Lira, superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública.
Só em outubro, a queda nos roubos foi de 67%, indo de 15 para cinco casos. O mês de setembro apresentou uma redução de 60%, indo de 20 crimes desse tipo, em 2018, para oito, em 2019. Já agosto, o segundo mês com maior queda percentual, foi de 23 roubos para cinco, com uma retração de 78%. Julho foi de 19 para nove casos, com diminuição de 53%. Em junho, terceiro mês com maior redução neste ano até o momento, a queda foi de 77%, indo de 26 crimes para seis. Já em maio, a redução foi de 60%, passando de 30 casos para 12, no mesmo período de 2019.
Em abril, o índice criminal foi de 20 roubos, em 2018, para 11, o que corresponde à redução de 45%. De todos os meses deste ano, março foi o período com a maior queda, indo de 26 ocorrências para cinco, o que equivale a uma redução de 81%. Já fevereiro, registrou 52% a menos nos crimes, indo de 21 para 10 casos. Por último, janeiro deste ano registrou nove crimes, com uma queda de 63%, quando comparado ao primeiro mês do ano passado, quando ocorreram 24 roubos.
“Isso é só mais um reflexo da construção de políticas desenvolvidas pelo Governo do Ceará, tendo à frente o governador Camilo Santana. Destaco inclusive a parceria existente entre a SSPDS, a Polícia Rodoviária Federal e a Universidade Federal do Ceará, que atuam para construir soluções inovadoras para o Estado, além do trabalho da Aesp (Academia Estadual de Segurança Pública), no que se refere à preparação e aculturamento dos policiais para os novos desafios que a Segurança Pública impõe”, destacou Lira.
*Da redação do Blog do Farias Júnior, com ASCOM Gov CE