quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Ceará - Estado confirma 9 casos de sarampo em 2019.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) confirmou 9 casos de sarampo no Estado neste ano. Os dados são do último boletim epidemiológico da Pasta. Desse total, cinco são considerados casos importados, quando o vírus é trazido de outro estado, e outros 4 estão em investigação para descobrir a fonte de infecção.

Nos anos de 2016, 2017 e 2018, o Ceará não confirmou nenhum caso da doença, mas, em agosto de 2019, a doença voltou a ser registrada no Estado.

Em 2016, o Ceará foi declarado livre do sarampo, após uma epidemia iniciada em dezembro de 2013, que teve 1.052 casos confirmados até julho de 2015. A reintrodução do sarampo no Estado em 2013, que gerou o surto entre 2013 e 2015, ocorreu com a confirmação de um caso importado.

Os casos deste ano, segundo o boletim, foram registrados em Fortaleza (5), Jaguaribe (1), lcó (1), Itarema (1) e Marco (1). Conforme a assessora técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Ana Rita Cardoso, os casos que estão em investigação são de Fortaleza (2), Itarema e Marco. Das pessoas afetadas, 8 são homens e uma é mulher.

O sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. Segundo o Ministério da Saúde é considerada potencialmente grave, sobretudo, quando atinge crianças menores de cinco anos de idade.

A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. A vacinação, ressalta a assessora técnica do Núcleo de Imunização da Sesa, Ana Rita, é a única maneira de prevenir a doença. Ela ressalta que a confirmação dos 9 casos preocupa e que a forma de combater a propagação é elevar as coberturas vacinais.  

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE