sexta-feira, 13 de março de 2020

Brejo Santo - Município já tem plano de enfrentamento do coronavírus.


A Prefeitura Municipal de Brejo Santo através da Secretaria de Saúde segue as orientações do ministério da Saúde para a sistematização e padronização do atendimento caso haja pacientes com suspeita de coronovírus.  Além disso, um plano de contingência municipal está sendo preparado e será apresentado.

O plano de contingência reúne as medidas a serem tomadas como resposta antecipada em caso de surto da doença. A exemplo do plano estadual de resposta de emergência ao coronavírus, no plano municipal serão estabelecidas as ações em cada etapa, desde a movimentação para impedir a propagação do vírus no município, até em caso de surto da doença, criando todo o fluxo de procedimentos a serem tomados pelas autoridades de saúde.

No caso de prevenção, tratamento e isolamento dos casos, o município seguira os protocolos e notas técnicas emitidas pela Secretaria de Estado e pelo Ministério da Saúde. 

Hoje, o alerta médico, segundo o protocolo federal, é direcionado aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória que tenham histórico de viagens para as áreas de transmissão nos últimos 14 dias.

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde fará capacitações sobre Manejo Clínico de pacientes suspeitos do COVID-19 , com os médicos, enfermeiros, dentistas e fisioterapeutas da Rede Municipal de Saúde.

As orientações principais são: evitar contato muito próximo com pessoas com infecções respiratórias e sintomas da doença; lavar corretamente as mãos frequentemente e usar álcool em gel para desinfetar; usar lenço descartável para a higiene nasal; evitar tocar mucosa de nariz, boca e olhos; quando espirrar ou tossir cobrir nariz e boca; não compartilhar talheres, copos, garrafas ou pratos; manter ambientes ventilados e evitar aglomerações e ambientes fechados.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Leandro Gomes da Assessoria de Comunicação da PMBS