quarta-feira, 18 de março de 2020

Camilo anuncia 600 novos leitos de UTI, 100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool em gel.


O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta quarta-feira (18), novas ações do Governo do Ceará para o combate à disseminação do novo coronavírus no Estado. Entre as medidas anunciadas, estão a ampliação em 600 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e a aquisição de 100 mil máscaras anticontágio e de 400 mil litros de álcool em gel.


Segundo o governador, os novos leitos de tratamento intensivo serão abertos a partir da conversão de outros leitos ambulatoriais do Estado. “Quando falo 600 novas UTIs, significa: estamos adquirindo respiradores, cama, todos os aparelhos necessários para equipar uma UTI”, diz o governador. 

Além das máscaras anticontágio e do álcool em gel, o governador anunciou também a compra de mais 5 mil kits de teste rápido para o novo coronavírus no Estado – o governo já havia adquirido 5 mil no início da crise –, além da abertura de 150 linhas para teleatendimento em saúde.

No pronunciamento, Camilo afirmou que as medidas fornecem uma “retaguarda” para evitar o agravamento da crise, mas destacou que a medida mais acertada para o controle do Covid-19 ainda é o isolamento social. No início da semana, o governador decretou ponto facultativo para esta quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20.

“Minha recomendação, meu pedido e apelo, é que todos permaneçam em casa nos próximos quatro dias. Que o comércio não funcione, que as academias não funcionem. Saiam apenas em extrema necessidade, extrema urgência. Esses quatro dias não são para ir para a praia, ir se divertir”.



*De redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo