quinta-feira, 26 de março de 2020

Ceará compra 350 mil testes rápidos para Covid-19.


Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de expandir as testagens de pacientes suspeitos de Covid-19, o governo do Ceará adquiriu 350 mil testes rápidos. As coletas via gota de sangue deverão ser ofertadas até a próxima terça-feira (31),com resultados para a doença entre cinco a dez minutos.

Atualmente, o Ceará colhe diariamente uma média de 300 amostras respiratórias de pacientes. Com o teste rápido, a expectativa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) é que o número de coletas dobre.

Segundo o titular da Sesa, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos, terão prioridade no acesso aos testes.

“É importante que os trabalhadores de saúde tenham o diagnóstico precoce, uma proteção especial, porque o resultado do atendimento depende muito da disponibilização da mão de obra qualificada. É preciso evitar que aconteça essa contaminação, pois eles são fundamentais e têm feito um esforço sem igual”, justifica Dr. Cabeto.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE