quinta-feira, 26 de março de 2020

Interior - IFCE produz máscaras em impressoras 3D que serão doadas a profissionais de saúde.

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Tauá deve entregar na próxima semana 50 protetores de rosto a profissionais de saúde do município que atuam no combate à pandemia do Covid-19. O material foi fabricado no próprio campus e será destinado ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima.

Os protetores são produzidos pelo setor de Tecnologia da Informação e pelo Laboratório de Eletromagnetismo do Campus utilizando tecnologia da impressora 3D.

Seguindo um modelo criado por uma empresa da Suécia e disponibilizado na internet, cada unidade leva em média uma hora para ser produzida.

O material é parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos profissionais no enfrentamento ao vírus e deve ser usado como complemento às máscaras do tipo N95. As peças protegem a região dos olhos e, assim, diminuem o risco de contágio.

José Alves Neto, diretor-geral do IFCE de Tauá, diz que a ideia surgiu para minimizar o impacto da pandemia. “Quando começamos a ver as movimentações das instituições de ensino, pensamos em como contribuir”, lembra. Já Marcos Willian Noronha, secretário da Saúde de Tauá, elenca a importância do projeto ao município. “A população será a grande beneficiada por esse instrumento, muito valioso nesse momento”.

Além de diminuírem as chances de contágio, os protetores podem ser higienizados, o que permite a reutilização do material, diferentemente das máscaras descartáveis.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE