terça-feira, 31 de março de 2020

Enem 2020 - Inscrições serão de 11 a 22 de maio; provas terão versões digital e tradicional.

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi divulgado nesta terça-feira, 31. O prazo de inscrições será dos dias 11 a 22 de maio de 2020. O período de pedidos de isenção de taxa já inicia no dia 6 de abril, próxima segunda-feira.

Em 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implementará duas versões de prova: a digital e a tradicional. São dois editais diferentes que podem ser acessados no site do Enem. 


Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020 devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Posteriormente, será aberto prazo para apresentação de recursos, entre 27 de abril e 1º de maio, e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.

O Inep reforça que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada. Os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para a edição 2020 do exames.

Enem Digital
Novidade no Enem, a versão digital da prova será aplicada pela primeira vez em 2020. Segundo o Inep, 100 mil pessoas poderão fazer a prova no digital - a versão não será disponível para treineiros.

A expectativa é que o modelo esteja consolidado até 2026. A estrutura da prova digital segue a mesma da impressa. Quatro provas, com 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa.

A inscrição para o Enem Digital também será realizada pelo Sistema Enem. 

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.