domingo, 26 de abril de 2020

Coronavírus - Idosa de 96 anos recebe alta hospitalar após 12 dias de internação.


“Minha mãe vai fazer 97 anos no próximo dia 27 de abril. Temos muito o que comemorar. Ter ela em casa é um presente”. Foi com essas palavras que a costureira Maria de Fátima traduziu o sentimento de alegria ao saber que a mãe, a aposentada Maria José Madureiro, de 96 anos, estava recuperada da Covid-19. Após 12 dias Internada no Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará, a idosa finalmente recebeu alta da unidade na última quarta-feira (22).


A notícia, claro, trouxe alívio e emocionou familiares e profissionais do Hospital, que é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e um dos polos de assistência a pessoas com coronavírus. Porém, a batalha de Maria para vencer a doença não foi fácil. Hipertensa, a paciente deu entrada na unidade com febre alta, tosse e falta de ar. “Como ela é idosa, nem esperei, procurei logo ajuda médica”, disse a filha.

Apesar do coronavírus, Maria José se recuperou sem necessitar de UTI. “A gente sempre foi muito próxima, sei que ela sentiu falta de mim durante a internação. Mas foi bem cuidada e agora está bem. Eu me emociono muito, ela disse quando saiu que onde eu pisava era abençoado, o hospital foi abençoado”, afirmou.

Maria José foi a terceira pessoa da família Madureiro diagnosticada com o vírus. “Meu marido ficou doente primeiro. Ela mora no apartamento logo abaixo do meu. Eu tentava tomar cuidado, mas precisava tomar conta dos dois. Não demorou muito e eu adoeci”, contou Maria de Fátima, que precisou se afastar do trabalho.

Maria de Fátima teve cinco dias de febre alta, dores nas costas e de cabeça. Quando a falta de ar começou, ela entrou em contato com o TeleSaúde (0800 2751475), central de atendimento disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). “Eles me orientaram e ficar em repouso, beber muito líquido e tomar medicação de seis em seis horas. Nesse tempo não fui ver minha mãe, meu sobrinho cuidou dela. Mas logo que melhorei, ela ficou doente. Eu sei o que sofri [com essa doença], doía respirar, a gente fica muito fraca, mesmo depois de melhorar”, disse a filha emocionada.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará