sábado, 11 de abril de 2020

Juazeiro do Norte - Acesso ao Horto é interditado por conta da pandemia do Coronavírus.

Iniciada nesta quinta-feira, 09, a fiscalização para o acesso à Colina do Horto. A meta este ano é conter a grande aglomeração de fiéis, no tradicional ritual de fé que acontece todos os anos, na subida da Rua do Horto. Milhares de pessoas se deslocam de várias cidades para cumprir o rito em sacrifício. Este ano, foi orientado a não acontecer por conta da pandemia do coronavírus. Na sexta-feira da Paixão, normalmente acontece um deslocamento maior para o monumento do Padre Cicero, a partir das primeiras horas da manhã, o que não poderá ocorrer este ano.


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, tem realizado diversas ações de enfrentamento ao Coronavírus, com o intuito de conter a proliferação da doença na cidade. Uma das determinações para esse período foi colocar barreiras em todos os acessos ao Horto, com cerca de 30 homens da Guarda Civil Metropolitana, equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), além da Polícia Militar. Com isso, evitando que grande número de pessoas suba a ladeira, num período considerado crítico para a pandemia no Brasil.

Segundo o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, são medidas importantes nesse momento para garantia segurança, saúde e bem-estar das pessoas. Para ele, o importante é que todos entendam a mensagem de cuidado, mesmo sendo um ritual muito tradicional. Conforme o secretário, logo que passe esse momento, será marcada a tradicional subida até a Colina do Horto, para que todos possam vivenciar esse momento.

As equipes de segurança vão permanecer nos acessos à Colina do Horto, até o próximo domingo. A administração da área, realizada pelos Salesianos, decidiu fechar os portões de acesso à estátua.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com ASCOM.