quinta-feira, 14 de maio de 2020

Caixa completa duas semanas sem liberar novos créditos do auxílio emergencial.


Nesta quinta-feira (14), a Caixa Econômica Federal (CEF) completou duas semanas sem liberar novos créditos do auxílio emergencial. Até a quarta-feira (13), haviam sido creditados R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros, mesmos números divulgados em 30 de abril. O calendário de pagamentos também segue sem data definida para os trabalhadores que não recebem o Bolsa Família. 



Os beneficiários cadastrados que não recebem Bolsa Família estavam com pagamento da segunda parcela previsto para os dias 27 e 30 de abril. Já a terceira parcela do auxílio seria liberada entre os dias 26 e 29 de maio, segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Já os trabalhadores que recebem o Bolsa Família iriam receber o auxílio seguindo o calendário do programa.

A Caixa chegou a anunciar a antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial, no entanto, essa possibilidade foi cancelada. Agora, o banco aguarda divulgação do calendário para detalhar como será feito o pagamento, segundo informou o vice-presidente de varejo da CEF, Paulo Henrique Angelo, na última segunda-feira, 11.


"A Caixa esclarece que a responsabilidade pela análise de quem tem o direito ao Auxílio Emergencial é da Dataprev, que é a instituição do Governo Federal responsável por verificar se o cidadão cumpre todas as exigências previstas na lei, com homologação do Ministério da Cidadania", disse o banco ao G1, por meio de nota. A reportagem também questionou o Ministério da Cidadania sobre a previsão para novas liberações e divulgação do calendário das demais parcelas do auxílio, no entanto, não obteve retorno.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovo. Para ler a matéria original, clique aqui