quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ceará - Projeção de instituto prevê 8.679 mortes no estado até 4 de agosto


O Ceará pode ter 8.679 óbitos causados pelo novo coronavírus até 4 de agosto, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira (13), pelo Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (IHME) da Universidade de Washington. De acordo com a pesquisa, de 2.894 a 18.592 pessoas podem morrer por causa da infecção pelo novo coronavírus, a depender de uma série de variáveis.


Ainda de acordo com IHNE, que fez as análises a partir da situação do momento em cada região estudada - como adesão ao isolamento social, abertura de novos leitos e aquisição de equipamentos como respiradores, o Ceará pode passar pelo maior déficit de leitos até o dia 3 de junho, quando seriam necessários 4.843 leitos (enfermaria e UTI) disponíveis, sendo a melhor estimativa em 1.160 leitos e a pior, em 12.922. Nessa data, ainda segundo as projeções, o Ceará deverá ter 3.428 leitos ao todo.

Para o Brasil, seriam 88,2 mil mortes, sendo 30,3 mil mortos no cenário menos grave e 193,8 mil, no pior. O documento inclui ainda projeções para oito estados do País, os primeiros a registrarem mais de 50 casos. São Paulo deve ser o ente da federação mais afetado, com quase 39 mil óbitos e o Paraná o mais poupado, com menos de 250.

"As projeções do IHME para mortes no Brasil indicam claramente que o sistema de saúde do País está enfrentando um desafio assustador", disse o diretor do IHME, Dr. Christopher Murray. "Nosso objetivo em anunciar esses resultados é informar aos decisores políticos a melhor forma de controlar e mobilizar para o Covid-19".

A previsão atual do IHME dura até 4 de agosto e, como Murray observou, as projeções do Instituto mudam à medida que novos dados são adquiridos e analisados. Estados adicionais serão adicionados às próximas previsões e, por causa disso, flutuações são esperadas.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com da OPovo. Para ler a matéria original,clique aqui