sexta-feira, 22 de maio de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - A era do amor.

 A era do amor.



 

Este título me remete ao Magnificat de Nossa Senhora. Por que a era do amor? Precisamos elevar nosso canto a Deus: "Minha alma dá glórias ao Senhor meu coração bate alegre e feliz", mesmo diante das adversidades da vida. Todos os dias somos convidados a viver o amor intensamente com o próximo. Neste período de pandemia devemos intensificar o nosso Magnificat a Deus. Neste mês dedicado a Nossa Senhora, e que está finalizando, devemos elevar nossos olhos ao bem maior que é o amor seguido da caridade.

O próximo de fato precisa estar próximo para entender a imensidão do amor. Quantos de nós presenciamos fatos ligados a atos de amor arraigados a humanidade e caridade. Assistimos diariamente notícias de pessoas nos leitos dos hospitais, a dor vivida pelos pacientes, pelos familiares, temos os momentos de superação de alguns e a consequência da morte de outros. 

Estamos na era do amor, por que consequentemente temos a dor. No Evangelho de hoje Jesus nos fala o seguinte: “A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo (Jo 21)”. Essa passagem deve servir para cada na reflexão como momentos de dificuldades e servir de consolo para nós, porque o Espírito pode realmente transformar os nosso corações nas situações adversas da vida. O parto é uma passagem de dor para uma situação melhor e transformada em alegria. E assim vamos nos apegar ao melhor.

Nossa Senhora foi testemunha única desse amor, vivenciou na integra e nos convida dia a dia essa vivência, por que ela é a mãe que intercede por nós entre Deus e a humanidade. No Evangelho de hoje ele nos traz a certeza da Ressureição, da Páscoa verdadeira e da vinda o Espirito Santo que nos auxilia nas horas difíceis, nos ilumina nos caminhos da vida. Vamos em busca da vivência do amor e que tudo passará e que a tristeza dessa pandemia se transformará em alegria perene por meio do Espírito Santo. Vamos viver o nosso cotidiano apegado a fé e ao Amor.