quinta-feira, 21 de maio de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - Um novo jeito de olhar.

UM NOVO JEITO DE OLHAR

20 de Maio comemora-se o dia do pedagogo no Brasil.
O termo pedagogo surgiu na Grécia Clássica, o berço da pedagogia, onde surgem os primeiros pensamentos e idéias a respeito da pedagogia que vigoram até os dias atuais. Paidagogo era uma expressão usada por Ghiraldelli Júnior, que significava o condutor da criança. Era semelhante ao  aio, alguns compreendiam como preceptor, outros como criado que era encarregado de guiar o aprendiz até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber, gerando um sentimento de dependência amada.
A palavra Pedagogia etmologicamente já nos leva a refletir sobre Educação: paidós (criança) e agodé (condução). A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor). Assim sendo a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber e sua atenção é encontrar formas de levar o indivíduo ao conhecimento.
Um dos pedagogos que mais admiro é Rubem Alves. Ele é o criador da Pedagogia do olhar. Filosoficamente ele nos afirma que Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. E continua: A primeira tarefa é ensinar a ver. Para que as crianças vejam a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm que ser educados para que nossa alegria cresça.
A educação consiste em duas partes: a das habilidades e a das sensibilidades. Se não há a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.
As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver um mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.
Quando abrimos os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo inteiro aparece refletido dentro da gente.
O Conhecimento nos dá meios para viver, mas a sabedoria nos dá razões pelas quais viver.
É muita lindeza! Neste período de Pandemia todos nós educadores ou não, somos convidados a experenciar a Pedagogia do olhar. Nos permitir a olhar a vida por outras janelas.
E como bem poetizou Oswaldo Montenegro:
Quanto falta para acabar
É só viver para descobrir.
A saudade é desumana
E a ânsia te devora
É o tempo que te engana
A QUESTÃO AMIGO É AGORA!
O retrato na parede dói mais forte que o Natal
O futuro não se perde se desenha num cristal
Com o sangue da serpente
Com o mau cheiro da memória
Mas esquece atrás e a frente
A QUESTÃO AMIGO É AGORA!
Parabéns aos brilhantes Pedagogos!
Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga