sexta-feira, 8 de maio de 2020

Fortaleza - Começa hoje (08) o Lockdown, entenda.

A partir dessa sexta-feira (08), é obrigatório ficar em casa, em Fortaleza. O isolamento domiciliar como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus passa a outro nível de rigidez na capital cearense. Com o lockdown, só é permitido realizar deslocamentos essenciais. Na realidade imposta pela pandemia, a ampliação da estrutura de internação hospitalar — que teve incremento de 64% nos leitos de terapia intensiva em 40 dias — não conseguiu acompanhar a evolução da doença e consequente demanda por leitos. Se as pessoas continuarem com os mesmos hábitos de deslocamento observados até ontem, 7, o número de mortos pode chegar a 5 mil no Ceará, com colapso do sistema de saúde previsto para o final de maio.

O Ceará atingiu 903 mortes até esta quinta-feira, 7, em decorrência da infecção. Foram registrados 13.888 casos do novo coronavírus, conforme atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), às 18h11min. Segundo a pasta, a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 nas unidades sob gestão da Sesa é 98% na região de Fortaleza e 93% no Estado. Metade dos hospitais privados com UTIs no Ceará teve a capacidade esgotada, de acordo com a pasta. Duzentos respiradores são esperados no Ceará até o fim da semana que vem, disse Dr. Cabeto, titular da Sesa, em coletiva. Segundo ele, 100 aparelhos já estão no aeroporto de Pequim, capital da China, esperando liberação para o traslado. Até o começo de junho, são previstos mais 300.

A grande ocupação de leitos de alta complexidade, já beirando o limite máximo, foi uma das razões apontadas para o endurecimento das medidas de isolamento. Outras razões foram o quadro epidemiológico e a grande propagação de casos - com grande índice de letalidade nas duas últimas semanas - e o relaxamento da população quanto às medidas de isolamento, medida em bairros a partir das aglomerações e aumento do tráfego.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.
Para ler a matéria original, clique aqui.