terça-feira, 30 de junho de 2020

Câmara vota hoje projeto que adia eleições para novembro.

A Câmara dos Deputados vota hoje proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as datas das eleições municipais, adiando as disputas para novembro. Previsto para os dias 4 de outubro (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno), o pleito passaria para 15 de novembro e 29 do mesmo mês, respectivamente.

Como se trata de alteração constitucional, são necessários 308 votos a favor em dois turnos para a aprovação da medida, que já passou pelo Senado - a Casa o chancelou na terça-feira, 23, por 67 votos a 8 na primeira sessão e por 64 a 7 na segunda.

O texto, cuja relatoria coube ao senador Weverton Rocha (PDT-MA), foi encaminhado à Câmara, que deve aprová-lo sem alterações, com ampla margem de apoio da bancada federal cearense - dos 22 parlamentares do Estado, a maioria endossa o adiamento. Caso se confirme esse cenário, a PEC então segue para promulgação e tem validade imediata.

Líder da minoria, José Guimarães (PT-CE) participou ontem de reunião com outras lideranças e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em Brasília. Segundo ele, há entendimento favorável à votação da mudança hoje e amanhã, com manutenção da proposta que tramitou no Senado.

"A votação deve ser amanhã (hoje) à noite. Vamos manter a proposta do Senado porque, se mexer, o trem descarrila", disse o petista, que acolhe o relatório de Rocha. "A razão fundamental para o adiamento é a pandemia. Não há outra razão. Sou favorável (ao teor do relatório) por razões estritamente científicas", acrescentou.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovoMais. Para ler a matéria original, clique aqui