quinta-feira, 18 de junho de 2020

Editais do Prouni e Fies do segundo semestre de 2020 são publicados, confira.


O Ministério da Educação (MEC) publicou no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (18), os editais com os novos cronogramas do Programa Universidade para Todos (Prouni ) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020.


A previsão inicial do governo havia sido divulgada em maio, com datas de inscrição no Prouni e Fies em junho. Agora, as datas são em julho (confira os cronogramas abaixo).

Este não é o único programa do MEC com datas alteradas. Na quarta, o MEC já havia publicado novo edital com alteração do cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite a candidatos disputarem uma vaga em universidades públicas pelo país.

Os três programas têm como um dos critérios o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – quanto maior a nota, maiores as chances de ser selecionado. Para isso, os candidatos devem usar notas de edições de Enem anteriores a 2020.

Para 2020, o Enem ainda está sem data para acontecer. Uma enquete entre os participantes deverá ser aberta no próximo sábado (20) para que eles mesmos escolham os dias das provas. Entre as três opções, duas são para 2021.

Confira abaixo as novas datas:

Prouni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica. O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar. 

Poderão se candidatar, segundo o edital:
quem não tiver diploma de graduação
quem cursou o ensino médio completo em escola da rede pública
quem cursou o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição
quem cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
quem tiver algum tipo de deficiência
professores que atuam da rede pública de ensino

Os candidatos precisarão se inscrever no site do Prouni. A seleção será feita em uma única etapa, com a nota do Enem 2019.

É possível escolher até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Confira abaixo o calendário:

Datas do Prouni do segundo semestre de 2020
Previsão de divulgação das vagas: 7 de julho
Abertura das inscrições: 14 de julho
Encerramento das inscrições: 17 de julho (até 23h59)
Primeira chamada: 21 de julho
Segunda chamada: 4 de agosto
Lista de espera: 24 de agosto

Fies
O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

De acordo com o edital para a seleção do segundo semestre de 2020, o candidato interessado deverá se inscrever no site do Fies entre 21 e 24 de julho. 

Poderão se candidatar, segundo o edital:
Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos
O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

Datas do Fies do segundo semestre de 2020
Início das inscrições: 21 de junho
Fim das inscrições: 24 de julho (até 23h59)
Resultado: 28 de julho
Contratação de financiamento: de 28 a 30 de julho (até 23h59)
Pré-seleção da lista de espera: de 28 a 31 de julho (até 23h59)


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para ler a matéria original, clique aqui