segunda-feira, 22 de junho de 2020

Juazeiro do Norte - Óbitos mais que triplicam no município este mês.

Foto - Guilherme Carvalho.
Os casos de Covid-19 registrados fora de Fortaleza já representam quase dois terços dos 92.866 registros da doença no Ceará. As cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, excetuando a Capital, e os municípios do Interior também já contabilizam 2.413 óbitos que representam 43,7% das 5.523 mortes em decorrência da contaminação do novo coronavírus. Dois focos principais do patógeno no interior do Estado têm merecido atenção das autoridades sanitárias: Sobral, na região Norte, entra hoje em seu 44º dia de lockdown; já Juazeiro do Norte, no Cariri, passa a adotar medidas mais rígidas de isolamento social a partir de hoje.


Com confirmações da doença desacelerando em Fortaleza, a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), desde a última sexta-feira (21), não tem registros de óbitos em Fortaleza. Contudo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou que um paciente faleceu ontem no Hospital Leonardo da Vinci.

A Capital tinha até ontem ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de 59,7%. Para o médico epidemiologista Marcelo Gurgel, membro do grupo de trabalho de enfrentamento à Covid-19 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a interiorização da pandemia no Ceará, é preciso prever e passar a se preparar para que Fortaleza passe a receber pacientes vindos de outros municípios.

Para desacelerar a curva de propagação, duas cidades tiveram o lockdown ou prolongado, como Sobral, ou estabelecido, no caso de Juazeiro do Norte, em decreto estadual publicado ainda no sábado, 20. Já ontem decretos municipais confirmaram a ação estadual. De acordo com o procurador do Município do Cariri, Micael François, a decisão de colocar Juazeiro em isolamento rígido se deve ao fato de haver "muitas pessoas circulando nas ruas", o que levou ao aumento dos casos.

Do dia 1º de junho até ontem, Juazeiro saltou de 19 óbitos para 58 mortes (aumento de 205,2%); já os casos passaram de 878 para 1.190 casos (aumento de 35,5%) de Covid-19 na Cidade. A taxa de ocupação das enfermarias se manteve abaixo de 60% durante o mês de junho. Ontem, chegou a 60,7%, com 34 pacientes. Já a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) beirou os 100% dia 7 de junho, caiu e está novamente em crescente, atingindo 85,25% ontem, com 52 pacientes no Hospital Regional do Cariri. Um hospital de campanha com 80 leitos deverá ser entregue nos próximos dias.

"Teremos blitze da Polícia Militar controlando o acesso nas rodovias de acesso com Crato, Barbalha, Caririaçu e Missão Velha; e do Demutran nos bairros fazendo controle da circulação de veículos", detalhou o procurador. Além disso, a secretária da Saúde, Glauciane Torres, apontou que outras medidas já adotadas de interdição de locais e fiscalização de possíveis pontos de aglomeração serão continuadas.

Com 4.424 testes realizados (taxa de positividade de de 73,9%), cerca de 2% da população foi testada. "Houve uma quantidade de casos, que cresceu muito de forma abrupta no Cariri. Mas das três cidades, Juazeiro é que tem maior efervescência em termos de comércio, atividade econômica de indústria e serviços, além do turismo religioso. É prudente estabelecer esse isolamento", analisa o médico epidemiologista. Gurgel aponta que, após os picos de Fortaleza e de Sobral, é possível que o foco da doença se concentre no Cariri.

Em Sobral, o lockdown, que já vem desde o dia 8 de maio, em decreto municipal, foi renovado por mais sete dias. A Cidade, com 5.112 casos e 192 óbitos, tem apresentando estabilização da curva de casos desde o dia 10 de junho. Sobral, que dispõe de 126 leitos de UTI, chegou ao dia 10 com taxa de ocupação de UTIs de 97,5%. Ontem, a taxa era de 90,07%, com 109 pacientes. As enfermarias têm 126 pacientes e taxa de ocupação de 68,11%. "Sobral está com uma taxa de transmissão de 0,99, que tangencia a alta transmissão (superior a 1). Mas os municípios do entorno de Sobral, como Santana do Acaraú, Forquilha, estão com taxa superior a 1,5, uma situação precária de alta transmissão", explica Gurgel.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do OPovoMais.