sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ceará - Poeta e cordelista Luciano Carneiro morre vítima de Covid-19

O poeta e cordelista Luciano Carneiro morreu nesta quinta-feira (23), aos 78 anos, vítima da Covid-19. Carneiro foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) desde 2008.
 
Nascido na Paraíba, Luciano Carneiro mudou-se para o Crato, no Cariri cearense, aos 16 anos, onde viveu desde então. Trabalhou como agricultor, carroceiro, vigia e outras funções, sempre compondo os próprios poemas. "Quando eu tinha dez anos de idade, eu já fazia um versinho completo, metrificado, já entendia um pouco", disse em entrevista.
 
O poeta começou a divulgar suas obras em 1975, no programa Coisas do Meu Sertão. Foi também um dos membros-fundadores da Academia dos Cordelistas do Crato, em 1991. Aos 75 anos lançou o livro "Onde Mora a Poesia".
 
A Secult emitiu nota de pesar pela morte do cordelista. "Os versos hoje são de tristeza e pesar. A Secretária da Cultura do Ceará (Secult Ceará) celebra a vida e a obra do nosso querido mestre Luciano Carneiro que faleceu, nessa quinta-feira, dia 23 de julho, vítima da Covid-19. O céu se abre em poesia, como o mestre tanto queria, para receber sua melodia, para festejar sua travessia. Viva o mestre, o Ceará agradece seu legado, reconhece sua arte, sua maestria. Que a encantaria lhe receba bem em sua nova moradia. São os votos da Secult Ceará e do povo cearense".


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G 1CE. Para ler a matéria original, clique aqui