sexta-feira, 24 de julho de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Festa do Sagrado Coração de Jesus 2020


Festa do Sagrado Coração de Jesus 2020



A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (cf. João 19,34). Diz a Liturgia que aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando uma conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus.

A origem desta devoção se deve a Santa Margarida Maria, uma freira da Ordem da Visitação de Santa Maria, ordem religiosa fundada por São Francisco de Sales e Francisca Joana de Chantal em 1610. Santa Margarida Maria de Alacoque teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um acto de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria de Alacoque: “Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora“.

Assim hoje na nossa história cotidiana venho registrar a festa do Sagrado Coração de Jesus nesse ano de 2020 diferente de todos 143 anos vividos. Mas também será uma festa voltada para os corações e realizada por cada Igreja Doméstica. Este ano, o tema da festa está sendo CORAÇÃO DE JESUS FONTE DA NOSSA ESPERANÇA. A Paróquia  atualmente encontra-se sob a administração Paroquial do Pároco José Fernandes o qual chegou esse ano como sendo o sexto pároco a assumir a Paróquia na história.  A história da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e dos Padres que por aqui passaram teve início no ano no ano de 1708, pela Lei Provincial de 25 de junho de 1876, mas o primeiro Padre que veio se estabelecer foi no ano de 1877 (Francisco Lopes Abath). Sabemos que conta-se desde então que apenas cinco Párocos se estabeleceram aqui: PADRE ABATH, PADRE VIANA, RAIMUNDO NONATO PITA, PADRE PEDRO INÁCIO RIBEIRO E DERMIVAL DE ANCHEITA GONDIM (Que nos presenteia com sua presença). Ao todo foram 11 padres Cooperadores.  


No dia 16 de julho de 2020 ocorreu a abertura da festa do Sagrado Coração de Jesus, registra-se o hasteamento da Bandeira, com a participação restrita de fiéis em ocasião do momento de pandemia, mas tudo sob as graças do excelso padroeiro. Mesmo nesse  momento em que atravessa o mundo com a Pandemia, a Festa ocorre sendo transmitida pelas redes sociais com missa celebrada ao meio dia, com Padres vindos de outras paróquias vindo acrescentar esse momento lindo da festa do Padroeiro. Existem os cooperadores da festa que são as pessoas que diariamente de se dedicam como é o caso da equipe do ECC que está com a organização da quermesse a drivthur. Muito bem organizada e administrada com todos os cuidados seguindo a orientação das autoridades sanitárias. A festa ocorrerá até o dia 26 de julho e todos nós somos convidados a viver esse momento intensamente.


Parabéns ao Padre José Fernandes que está fazendo um excelente pastoreio com suas homilias e duração espiritual ao seu rebanho. Gratidão a Deus pro nos conceder mais um ano de Festa do Padroeiro e que rezemos: Sagrado Coração de Jesus fazei o nosso coração semelhante ao vosso”

Torna-se portanto, mais um momento histórico pois do Coração de Jesus brota todo amor e misericórdia, acorramos como fiéis com fé.