quinta-feira, 23 de julho de 2020

No Ceará, Astrônomos amadores registram passagem do cometa Neowise.

O cometa Neowise foi observado no início da noite desta quarta-feira (22) por três astrônomos amadores da Ceará. O cometa foi visto nos municípios de Cariús, na Região Centro-Sul do Estado como também nas cidades de Caucaia e Maranguape, na Grande Fortaleza, por volta das 18h40.

O técnico-químico e astrônomo amador, Lauriston Trindade, 42 anos, morador de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, um dos que observaram o cometa diz que ele poderá ser visto mais uma vez nesta quinta-feira apesar de seu brilho está diminuindo.


“A cada início de noite, o cometa estará mais alto no céu vespertino. Hoje [quinta-feira], dia 23, ele estará na constelação da Ursa Maior. Como ele já está se afastando do Sol, seu brilho está diminuindo. Ele só pode ser visto com uso de binóculos ou se você estiver bem distante das luzes das cidades. Poderá ser encontrado na direção noroeste do céu, logo depois do céu escurecer a noitinha”, explica Trindade, que estuda astronomia desde o ano de 1986, época em que também foi possível observar o famoso Cometa Halley. Trindade participa desde 2015 da Bramon, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

“Atualmente eu integro o grupo que é Bramon. A Rede Brasileira de Observação de Meteoros desde 2015. Já tenho pesquisas publicadas fora do país, já fiz viagens para Europa para apresentação de trabalhos e também faço divulgações científicas em astronomia na cidade de Maranguape e em outros lugares”, disse.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.
Para ler a matéria original, clique aqui.

#Astronomia #astronomo #meteoro #ceara #meteoronoceara #meteorologia