quarta-feira, 8 de julho de 2020

O Cariri Garden Shopping vai levar você a um passeio pela Cultura Caririense

A partir desta quarta-feira, 08 de julho, às 16h, o Cariri Garden Shopping dá início a um passeio virtual pelas riquezas culturais da região do Cariri.

A primeira parada é um misto de cultura e sonho. Localizado na cidade de Nova Olinda está a Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri. Para muitos visitantes o espaço tem um toque de magia. O que era considerado uma casa assombrada, trouxe vida para a comunidade e transformou e vem transformando a vida de muitas crianças. O lugar é gerido na sua maioria por crianças, isso mesmo. A Fundação conta com biblioteca, rádio e teatro e em todos os lugares são as crianças que dão as coordenadas. São elas também que guiam os visitantes pelos objetos que contam a história de uma outra época, todos são catalogados e perfeitamente conservados. 


Já no dia 15 de julho, prepara a pipoca, reúna a família e se prepare para se deliciar com os contos e encantos de um artista nato.
Poeta, repentista brasileiro, um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Homem com pouco estudo, mas muita sabedoria, Patativa do Assaré, com sua linguagem simples e poética, retratava com maestria a vida sofrida e árida do povo do sertão. Como forma de manter sua história, foi criado, ainda com o homenageado em vida um museu em sua homenagem e esse será o destino da próxima viagem virtual. O Museu abriga objetos de uso pessoal, a exemplo dos óculos escuros e o chapéu, além de manuscritos, títulos e troféus. Uma viagem imperdível!


Falando em grandes homens, no dia 20 de julho, a live do Cariri Garden Shopping não poderia ser em outro local a não ser no Memorial Padre Cícero. Nessa live você vai conhecer um pouco mais da trajetória do religioso, político, empreendedor, visionário, Padre Cícero.

Na visita guiada no Memorial Padre Cícero, será possível conhecer um pouco mais sobre a vida e a morte do chamado Santo Nordestino ou simplesmente, Padim Ciço. O Museu conta com artefatos, fotografias e obras de arte que contam também a história de uma das principais cidades do Ceará, Juazeiro do Norte.

A série de lives se encerra no dia 22 de julho. Na ocasião os participantes serão levados a Exposição ‘Benigna, um lírio no Sertão’. A exposição conta com réplicas e peças da Serva de Deus, Benigna Cardoso, que há 16 anos atrai mais de 30 mil visitantes por ano nas romarias que acontecem em Santana do Cariri. 
A menina Benigna é considerada mártir e foi assassinada aos 13 anos por um adolescente que a assediava. Em 2019, o Papa Francisco autorizou  a beatificação de Benigna Cardoso, que passará a ser a primeira beata cearense.

Todas as lives serão exibidas no Instagram do Cariri Garden Shopping às 16h.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com Raquel Oliveira, Assessoria de Imprensa Cariri Garden Shopping.