sexta-feira, 14 de agosto de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - O cotidiano da história nos 130 anos na história de Brejo Santo.

O cotidiano da história nos 130 anos na história de Brejo Santo.
Padre José Fernandes dos Santos Junior e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus.


Padre José Fernandes dos Santos Junior e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Foi muito bom conversar com Padre Fernandes, gratificante, peço sua mensagem ao povo sobre os 130 anos de história e coloco na integra suas palavras: “É uma alegria estar com vocês nesses 130 anos. Para vocês é muito mais histórico do que para mim que estou chegando. Mas me alegro muito em fazer parte dessa história. Dizer ao povo de Brejo Santo: Coragem! É preciso ter fé em Deus, fé em nós mesmos, que nós somos capazes de superar e de passar por essa realidade. Uma cidade que tem 130 anos já passou por muitos desafios e dificuldades e que vocês tem uma bagagem histórica muito grande de luta e superação. Com certeza vocês e eu no meio de vocês, vamos passar”.


Sabemos que o primeiro Vigário a chegar em Brejo Santo foi Francisco Lopes Abath (Cratense) no ano de 1877-1903. Na cronologia da história da Paróquia vieram: João Cassimiro Viana Arrais, Raimundo Nonato Pita, Padre Pedro Inácio Ribeiro e 7 cooperadores. Após a morte de Padre Pedro assume o então Padre Dermival de Ancheita Gondim e na sexta - feira passada fiz referência ao mesmo e sua atuação na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. 

Hoje trago com muito carinho e admiração o sexto Padre da história da Paróquia do Sagrado do Coração de Jesus: Fernandes José dos Santos Junior. Os que o antecederam foram cooperadores, administradores ou Vigário. Padre Fernandes nasceu na cidade do Crato, filho do casal Maria da Penha Clemente dos Santos e Fernandes José dos Santos (in memoriam). São seus irmãos Fernando e Juliana, os quais residem no Crato.

A vocação de Padre Fernandes surgiu ainda criança, muito cedo, antigamente os pais indagavam: “o que você que ser quando crescer?” E a família se surpreendeu quando ele respondeu que queira ser padre. Apesar da família ser católica, não tinha uma atuação ativa na Igreja, ou uma tradição, por isso da admiração. Os anos passaram e na adolescência houve um pouco de distanciamento da idéia, pois eram um período de descobertas do mundo, mas participava da Igreja, sua Paróquia era a Catedral da Sé por residir no Bairro.

Mas o tempo é quem tudo resolve, e assim ele se entrega a vocação sacerdotal. E aos 19 anos de idade começa sua experiência no Seminário, seria o inicio de uma nova etapa. Sua ordenação aconteceu em 2002, atualmente está com 18 anos e 3 meses de ordenação. Padre Fernandes então começa a me relatar suas experiências, fiquei admirada com tanta dedicação e entrega ao trabalho pastoral. Sua primeira experiência foi antes mesmo de ser Diácono, antes de terminar Teologia em Fortaleza recebe a visita de Dom Nilton (in memoriam) que o convida para trabalhar como ecônomo do Seminário São José do Crato, função que já exercia no Seminário Regional de Fortaleza junto de outro padre. Padre Fernandes aceitou, pensando que só iria assumir no final do ano, mas Dom Nilton resistiu e o convidou a assumir no meio do ano. A justificação do então Bispo Dom Nilton é que iria entregar a Diocese e queria deixar tudo organizado e este fato aconteceria antes do final do ano. Como sinal de obediência a missão, aceitou, trabalho que assumiu por 4 meses. Mas não era só esse trabalho que o esperava, existia outros desafios antes mesmo de assumir o Presbitério. Padre Fernandes recebe a provisão de Vice Reitor do Seminário em 01 de Janeiro de 2002, pelo Bispo Dom Fernando Panico, pois sua ordenação como Diácono ocorreria em 07 de março. Na verdade, sua ordenação presbiteral, segundo relata, foi antecipada, pois esta seria em novembro, mas, Dom Fernando o comunica em abril, teria apenas um mês. Ele fica atônito por que uma ordenação precisa de preparação no que se refere a paramentos, liturgia, enfim os rituais de uma ordenação. Mas o então Padre Edmilson (hoje Bispo), Pároco da Sé, se prontificou em assumir a liturgia da celebração, e no período Padre Zé Vicente estava em Fortaleza, padre Fernandes pede que este traga seus paramentos e assim foi feito. Sua ordenação ocorre na Vigília de Pentecostes na Catedral no de 18 de maio de 2002.

Depois da ordenação Presbiteral, assume a reitoria do Seminário São José do Crato por dois anos. Ele diz que foi Reitor do Padre Luciano, Padre Arnaldo, Padre Reginaldo. Padre Fernandes então já inicia sua vida sacerdotal com muitos desafios. Mas além do Seminário fora convidado a assumir a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus do Alto Seminário no Crato a qual estava vagante, que pertencia a região Geográfica do Seminário. Assim ele responde sim e por um período de 6 meses fica como Reitor e Pároco, depois assume apenas a Paróquia por um período de 4 anos e 4 meses. Após esse período foi convidado mais uma vez por Dom Fernando a fundar uma Paróquia do Sagrado Coração de Jesus na Palestina do Cariri (Mauriti), um grande desafio, revela Padre Fernandes. Por que era uma capela e passaria a Paróquia, tudo seria novo desde a implantação até os movimentos pastorais, coordenação, evangelização, uma modificação de Capela a Paróquia.  Mas Dom Fernando pediu que ele fosse antes como Delegação da Diocese e não dissesse que seria o Padre, para observar a estrutura e o que seria feito. Ele aceitou mais esse desafio e foi, ao chegar viu que muitas coisas seriam feitas, inclusive a casa paroquial passaria por reformas, mas tudo isso sem o povo saber. Dom Fernando pergunta o dia do aniversário de Padre Fernandes e dá a proposta que a fundação seria no dia do seu aniversário. Assim no dia 30 de dezembro (aniversariando) ele chega em Palestina para assumir mais uma missão. Ele assim revela: “Palestina foi minha Ars Cura d’Ars, aprendi muito, fundar uma Paróquia não é fácil, mas foi uma experiência muito boa, gosto muito do povo de lá, fui o primeiro Padre a morar, primeira história”.

Mas Padre Fernandes comunica ao Bispo Dom Fernando que já se passaram 6 anos e que seria hora de partir pra outras terras. Dom Fernando lança a proposta dele assumir a Paróquia da Imaculada Conceição em Mauriti. Além de assumir a Paróquia existia o objetivo de fundar a Fazenda Esperança, projeto que estava engavetado. E este seria o marco do Centenário da Diocese. E ao assumir viu que de fato existia o terreno e o projeto engavetado. Buscou parcerias governamentais e do povo e no ano seguinte a fazenda foi inaugurada. 

Passaram-se 06 anos na Paróquia da Imaculada Conceição e chega a hora de receber mais uma missão, desta vez o Bispo Dom Gilberto o convida a assumir a Paróquia de Brejo Santo. Esta já é sua terceira Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Chegou em 09 de Janeiro de 2020, momento histórico, o dia de sua posse como Pároco. Mas, o mundo foi acometido pela Pandemia da COVID-19 e assim Padre Fernandes enfrenta junto com todos mais esse desafio, pois, em 19 de março vem um Decreto sobre as restrições das Igrejas fechar as portas. Revela: “Tem dias que fico em casa e digo que tanta coisa para se fazer nessa Paróquia e sem puder, de mãos atadas. Aquilo que pode estamos fazendo, está sendo feito. Nós tivemos a celebração da Semana Santa, ainda impactados com essa realidade, por que nunca vivemos isso, foi estranho e atípico. Nunca tinha celebrado em Semana Santa sem ninguém, sozinho. 
Apesar de saber que as pessoas estavam acompanhando pelas redes sociais”. Assim foi se adaptando a nova realidade com as celebrações transmitidas. O mês de maio também foi realizado com a idéia do oficio ao meio dia, novena a noite e a visita da imagem de Nossa Senhora às ruas da cidade, tudo dentro do que estabelece a OMS e o Ministério da Saúde e direcionamento das autoridades sanitárias. Foi um mês frutuoso revela Padre Fernandes: “Apesar da Igreja Templo está fachada, mas a Igreja Povo de Deus está viva. Isso me deixa com o coração reconfortante”. O mês de maio para Padre Fernandes foi uma preparação para o mês da festa do Sagrado Coração de Jesus: “Nossa Senhora preparou a festa do filho, houve uma sintonia entre 31 de maio dia da Visitação de Nossa Senhora ao dia 16 de julho dia de Nossa Senhora a Virgem do Carmo, abertura da Festa do Sagrado Coração de Jesus”. 

Padre Fernandes é atuante, realiza esta semana o tríduo para Assunção de Nossa Senhora, revela que é desafiado, mas tudo está sendo realizado: “O importante é a gente não deixar a Igreja “fechada”, não fechar as “portas do templo” no sentido das pessoas não se sentiram dispersas”.

Gratidão! É a palavra chave ao Padre Fernandes! Parabéns pelo trabalhos realizados na sua vida sacerdotal. Deus o abençoe neste limiar de história e que muito irá contribuir no crescimento desta cidade e na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Deus lhe proteja e abençoe e Nossa Senhora o proteja em sua missão pastoral como mãe que guia seu filho.