segunda-feira, 21 de setembro de 2020

No Ceará, escolas poderão fechar por 14 dias se forem confirmados casos de Covid-19, após retomada


Neste domingo (20), o governo do estado anunciou protocolos sanitários específicos para a ampliação da quantidade de séries com aulas presenciais a partir de 1º de outubro e informações sobre o fechamento de escolas, caso ocorra registros de Covid-19 nas instituições. Segundo o Diário Oficial do Estado (DOE), os estabelecimentos poderão fechar totalmente por 14 dias, durante e após as investigações, em um cenário em que não seja detectado o vínculo entre os estudantes e/ou profissionais contaminados pelo novo coronavírus.




No sábado (19), o governador do Ceará, Camilo Santana, autorizou o retorno das aulas presenciais em diversos anos do ensino fundamental, médio, educação profissionalizante e educação de jovens e adultos (EJA).

Ao todo, serão avaliados seis cenários para decisões sobre quarentenas das salas de aula ou o fechamento total da escola. O primeiro cenário diz que se houver um caso confirmado, a sala de aula deverá permanecer fechada por 14 dias, além da quarentena também de 14 dias de estudantes e funcionários que tiveram contato próximo com o registro positivo.

No segundo cenário, se houver ao menos dois casos ligados entre si na escola, de alunos de mesma sala, segue o mesmo procedimento adotado no primeiro cenário.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.