segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Visita técnica fortalece possibilidade da URCA sediar curso de Medicina.



Mais uma etapa importante da agenda técnica para implantação do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, foi realizada na manhã da última sexta-feira, dia 18. As atividades foram iniciadas na quinta-feira, 17, com reuniões, visitas aos laboratórios da universidade, estudos e planejamentos para que sejam agilizados os novos encaminhamentos para a criação do curso.



Na ocasião, ocorreu a visita pela equipe ao Seminário São José, incluindo integrantes da Comissão Especial de Criação do Curso de Medicina, tendo à frente o Professor Dr Galberto Martins, com participação de Dr. Antonio Carlile Holanda Lavor, membro Externo da Comissão (Diretor da Fundação Oswaldo Cruz Ceará, FIOCRUZ – Ceará). Ainda estiveram presentes o Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber, o diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, Professor Cláudio Gleidiston Lima da Silva, o Médico e Professor da UFCA, Marcos Cunha, Professor da URCA, Francisco Cunha, as Pró-Reitoras de Assuntos Estudantis, Socorro Vieira, e de Ensino de Graduação, Ana Maria Parente, o Chefe de Gabinete, Professor Edmar Pinheiro, as professoras do Departamento de Enfermagem, Evanira Rodrigues Maia e Allissan Karine Lima Martins, entre outros integrantes da universidade.

A recepção foi realizada pelo Reitor do Seminário São José, Acurcio de Oliveira Barros, e o Ecônomo da Diocese do Crato, Padre Joaquim Ivo, que percorreram os espaços do prédio histórico, do século XIX, e de grande representatividade, por ser a primeira sede de curso superior do interior do Estado do Ceará e que poderá abrigar o primeiro curso de medicina estadual do interior. A pretensão é criar um centro de atendimento à saúde, para beneficiar a comunidade, num espaço dentro do seminário. Em seguida, foi realizada reunião técnica de alinhamento das informações, na sede do Geopark Araripe, para iniciar os procedimentos de consolidação do projeto voltados à criação do curso.

Conforme avaliação do presidente da Comissão, Professor Galberto Martins, essa agenda causou um impacto muito positivo, porque as visitas fortaleceram o grupo. “Foi uma possibilidade de entender melhor o projeto, com as visitas na UFCA, e toda a infraestrutura de um curso de medicina. Em relação ao Seminário, foi importante para termos um o dimensionamento do projeto de fato, e isso fortaleceu a equipe e consolidou o local onde o curso irá acontecer”, disse ele.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com ASCOM.