segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Preocupante: dados revelam como o uso excessivo das mídias sociais pode prejudicar os jovens

Imagem Ilustrativa/Google

 Por: Victória Ellen

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que 41% dos jovens brasileiros sentem tristeza, ansiedade e sintomas depressivos ao passarem muitas horas nas redes sociais.

Quanto maior a dependência das redes sociais maior a  instabilidade emocional. A expectativa de respostas às  postagens, faz com que muitos vivam em torno disso, confundindo o mundo real com o virtual. 


Em tempos de quarentena essa confusão se torna ainda pior, já que as pessoas estão tendo mais tempo para postar sobre suas vidas, e muitos esquecem que é possível escolher o que postar, e que nem tudo o que parece realmente é. É aquela velha história, a grama do vizinho está sempre mais verde que a minha, quando na verdade os bastidores da vida real são bem diferentes.

O uso excessivo das redes sociais, podem causar ansiedade, depressão entre outras doenças que se não tratadas agravam pensamentos negativos e podem levar ao suicídio. 

Os índices de procura por ajuda especializada ainda são baixos. No estado do Ceará de acordo com dados do Integra SUS, na faixa etária dos 15 aos 29 anos do ano passado até este, foram realizadas apenas 281 consultas com médicos psiquiatras. Essa baixa procura se deve ao grande preconceito que ainda existe em relação aos cuidados com a saúde mental.


*Victória Ellen da redação do Blog do Farias Júnior.

#BFJR #BlogdoFariasJúnior #Notícias #Usoexcessivodocelular #Tecnologia