sábado, 24 de outubro de 2020

Apesar do aumento de casos da Covid-19, Secretaria de Saúde do CE diz que "não é possível falar em 2ª onda"

Foto: Aurélio Alves

Após o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste divulgar relatório nessa sexta-feira, 23, alertando sobre o risco de uma segunda onda da Covid-19 no Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou, em nota, que ainda "não é possível falar em 2ª onda" da pandemia.

O anúncio ocorre, ainda, depois da Região de Saúde de Fortaleza registrar o aumento de 72% em casos da Covid-19, a Unimed Fortaleza suspender novas cirurgias devido às estatísticas e os eventos festivos em ambientes fechados voltarem a ser proibidos no Ceará.

O governador Camilo Santana, nessa sexta-feira, 23, informou em suas redes sociais que ‘"não há qualquer previsão" do Ceará entrar em novo confinamento rígido, o chamado lockdown.

O relatório do Comitê Científico do Consórcio Nordeste revela que o risco epidêmico de transmissão no Estado está entre 1,01 e 1,50. Dessa forma, uma pessoa pode transmitir a Covid-19 para mais de um indivíduo. A análise, contudo, identifica que o Ceará segue com tendência evolutiva com baixa de risco.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), “há pequenos surtos localizados, seguidos por uma queda nos registros”. 

Confira a nota da Sesa na íntegra:

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informa que vem acompanhando diariamente a evolução dos casos de Covid-19 no Ceará e que vem observando uma flutuação geográfica das estatísticas.

Há pequenos surtos localizados, seguidos por uma queda nos registros, a exemplo do que aconteceu recentemente em áreas como o Cariri e Crateús. Mas há também aumento de casos em outras regiões, a exemplo da Região da Saúde de Fortaleza, onde na semana passada foram registrados 743 novos casos (crescimento de 72% em relação à semana anterior) nos 44 municípios da área, uma média de 106 por dia.

Também há a constatação de uma maior circulação do vírus em algumas áreas e uma maior positividade dos exames realizados.

Apesar desses dados, ainda não é possível falar em uma segunda onda da epidemia no Estado, na medida em que ainda persiste uma tendência de queda no número geral de casos. A Secretaria segue avaliando o cenário epidemiológico e reafirma a importância da adoção de cuidados por parte da população cearense, no sentido de evitar aglomeração, usar a máscara e manter o isolamento social.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasCeará