sábado, 24 de outubro de 2020

IGBE aponta que 9,6% da população do Ceará já fez teste para Covid-19

Foto: Natinho Rodrigues
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (23) os dados da edição mensal da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, indicando que 880 mil cearenses já realizaram algum teste para detecção do novo coronavírus até o último mês de setembro.

O número representa 9,6% da população do Ceará e também um salto de 22,6% em relação aos exames laboratoriais contabilizados em agosto.

A pesquisa do IBGE aponta que, dos testes acumulados, 260 mil tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, isto é, 2,8% da população, diz o órgão.

Para obter o total de pacientes testados, a Pnad Covid-19 leva em consideração três tipos de testes: o sorológico, em que o sangue é retirado da veia do braço do paciente; o teste rápido, com apenas um furo no dedo, e o SWAB, aquele onde é introduzido um cotonete na boca ou nariz.

Sobre os itens de higiene para evitar a infecção pelo SARS-CoV-2, o estudo aferiu que 99,8% dos domicílios do Ceará dispõem de sabão e detergente; 98,9% de água sanitária e desinfetante, e 96,1% de álcool em gel. Por outro lado, somente 27,9% dos lares informaram ter luvas descartáveis.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasCeará #Covid-19