sexta-feira, 6 de novembro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Parabéns Francisco Leite Lucena (Dr. Lucena), pelo seu aniversário!


Parabéns Francisco Leite Lucena (Dr. Lucena), pelo seu aniversário!


É com imenso prazer que trago hoje em nossa história cotidiana uma personalidade muito querida, que contribuiu e ainda contribui na vida dos que fazem a cidade, bem como da saúde dos que o procuram como médico. Não poderia deixar de homenagear Francisco Leite Lucena o “nosso Dr. Lucena”, o filho, o pai, o irmão, o esposo, o avô e amigo de todos. 

Dr. Lucena nasceu na cidade de Brejo Santo no dia 05 de novembro no ano de 1941. Filho do casal João Ambrósio de Lucena e Clotilde Leite Lucena, tendo como irmãos Irene, Maria Ambrósio, Vicente, Tildes (in memória), Norbelia, Lúcia Ambrósio e José Leite Lucena pessoas ilustres e que contribuem sobremaneira na história da cidade. Seus avós maternos que o criaram Luzia Leite Basílio e Francisco Basílio. Dr. Lucena é casado com a Sra. Maria do Socorro Matias de Lucena, a qual merece ser reverenciada por ser uma pessoa digna e nobre, são seus filhos Ana Luzia, Anastácia, Adson e Aquiles. 
 

Os adjetivos aqui citados serão poucos para referenciar Dr. Lucena. O que dizer? Pessoa simples, transparente, íntegro, respeitado, religioso, amigo e um profissional conceituado na Região do Cariri e no estado do Ceará. Uma de suas marcas é o seu sorriso que sempre recebe seus pacientes com maestria e delicadeza. 

Faço uma pequena retrospectiva história baseando-me em pesquisas e conhecimentos pessoais: Dr. Lucena foi prefeito de nossa cidade nos anos de 1977 a 1981, na época em que fora prefeito contribui no registro do livro de Fenando Maia da Nóbrega Brejo Santo e Sua História. Foi um dos fundadores do Encontro de Casais com Cristo (ECC), Participou do Cursilho de Cristandade, sempre contribuiu na Igreja de Brejo Santo com seus serviços nas pastorais, na Pastoral do Menor junto com Irmã Maria do Rosário e sua esposa Socorrinha. Esteve presente na chegada das Irmãs Sacramentinas, inclusive foi um dos incentivadores na vinda delas para a cidade. Amigo do Monsenhor Dermival, relatou certa vez que seu contato com ele é desde menino. E assim Dr. Lucena vai criando laços com o povo, abraçando seu “apostolado” médico e gostaria de parafrasear um dos livros “médico de homens e de almas” como assim foi Lucas (o Evangelista).

Muito se tem a destacar sobre Dr. Lucena, mas deixo aqui o registro e nossa simples homenagem em nome de todos. Que Deus abençoe sua vida e seus benefícios prestados e que Nossa Senhora o cubra com seu manto materno. 

Obrigada Dr. Lucena por fazer parte de nossas vidas e da vida da nossa história cotidiana. 

Gratidão define nossa homenagem.