sexta-feira, 6 de novembro de 2020

No Ceará, número de focos de incêndios cai 77% no início de novembro


Os focos de incêndios em vegetação registrados nos primeiros cincos dias de novembro tiveram redução de 77,6% em comparação a igual período do ano passado, segundo dados do sistema de monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Até ontem (5), o órgão havia contabilizado 32 queimadas, ante a 143 de 2019. A explicação para essa significativa redução, segundo o Corpo de Bombeiros, é o bom volume de chuva registrado neste início de mês.

“Quando chove, a vegetação fica úmida e acaba reduzindo as chances da propagação das chamas”, explica o major Mardens Vasconcelos, comandante do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios (CEPI), em Sobral. Com isso, a média diária que historicamente fica em 62 focos por dia no mês de novembro, neste ano está em apenas 6,4 focos/dia.

Para Mardens, essa tendência de baixa pode se manter ao longo das próximas semanas diante da continuidade dos eventos pluviométricos. Ele ilustra que nesta primeira semana do mês, a corporação sediada em Sobral, responsável por atender 29 municípios da região Norte do Estado, “tem atendido bem menos ocorrências do que o habitual”. A média diária caiu 76%. “São, em média, apenas três ocorrências por dia”, ilustra.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.