sexta-feira, 6 de novembro de 2020

No Ceará, homem entra em banheiro feminino e filma mulheres.



Um vídeo de um homem entrando em um banheiro feminino para filmar mulheres em cabines de toaletes circulou pelo WhatsApp nesta quarta-feira, 4. A ação teria acontecido no restaurante Giz, no bairro Meireles, em Fortaleza. A gravação das câmeras de segurança do restaurante sugerem que a ação aconteceu na noite desta terça-feira, 3, por volta das 20 horas.

Nas imagens, o homem sai do banheiro masculino do estabelecimento e fica ao lado da porta do banheiro feminino observando a movimentação. Ele retira o celular do bolso e utiliza o aparelho. Quando uma mulher sai do banheiro, o homem entra. No lugar, havia uma outra mulher. Ele fica no banheiro sozinho com uma das vítimas por volta de dois minutos, até que outra mulher entra no local.

Cerca de um minuto depois da segunda mulher entrar no banheiro, o homem abre a porta e sai do local correndo, com as duas mulheres o perseguindo. Um outro vídeo, também gravado das câmeras de segurança do restaurante, mostram o momento da fuga do homem. Na saída do restaurante, um segurança do local percebe a movimentação e tenta utilizar uma grade para impedir a fuga, mas, com o celular em mãos, o homem pula a cerca e foge do local.

Por meio da rede social Instagram, o restaurante afirmou que repudia e não tolera esse tipo de comportamento, se solidarizou com as vítimas e apontou que as autoridades policiais estão cuidado do caso. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o homem já foi identificado. Seis vítimas foram identificadas e duas já foram ouvidas pela Polícia Civil, que solicita que todas procurem a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) para dar continuidade às investigações.

A SSPDS informa que os depoimentos das mulheres corroboram para a versão do homem, que entrou no banheiro para fotografá-las em situação íntima sem consentimento. Segundo o relato de uma policial ao Blog do Eliomar de Lima, o homem deverá ser enquadrado no artigo 216 do Código Penal (constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual), com pena de um ano a dois anos de prisão. O Blog apurou que o homem já responde por crimes de igual natureza.


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.