domingo, 20 de dezembro de 2020

Isolamento cai ao menor nível desde o início da pandemia

Foto: Roberto Costa/ Estadão

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" apontou que o número de pessoas em isolamento recuou ao menor nível desde o início da pandemia. O instituto começou a fazer o levantamento em abril.


Segundo a pesquisa, em dezembro, 7% dos brasileiros disseram que estão vivendo normalmente, sem mudar nada nas suas rotinas. Na pesquisa feita entre os dias 1º e 3 de abril, este percentual era de 4%.


Já a parcela dos entrevistados que afirmou que está tomando cuidado, mas que sai de casa para trabalhar ou fazer outras atividades foi de 54% neste mês, contra 24% em abril.


Os que estão completamente isolados correspondem a 5% dos entrevistados. O recorde foi no 17 de abril, com um percentual de 21%. Já as pessoas que só saem de casa quando é inevitável são 34%, contra 54% no início de abril.


Segundo o Datafolha, os níveis de isolamento começaram a cair a partir de maio.


A queda do nível de isolamento ocorre em um momento em que o número de casos de infecção por Covid-19 está em alta no país e já ultrapassa 7 milhões no Brasil.


Neste sábado (19), inclusive, o país registrou a maior média móvel de casos desde o início da pandemia, ao registrar 47.439 casos por dia.


Já a quantidade de óbitos passou de 186 mil neste sábado.


O isolamento social é uma das formas mais eficazes para evitar a contaminação por Covid-19, já que a transmissão da doença ocorre por meio do contato com secreções de outras pessoas, como por saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca (espirro, tosse e fala).



Gênero e idade

A pesquisa Datafolha mostra ainda que o isolamento varia de acordo com a idade e o gênero.


Enquanto 61% dos entrevistados com mais de 60 anos afirmam que estão totalmente isolados, entre os que têm de 16 a 24 anos essa proporção cai para 30%.


Já entre as mulheres, esse percentual é de 50%, ao passo que entre os homens recua para 26%.


Uso de máscaras

Ainda segundo a pesquisa, 88% dos entrevistados afirmam que sempre saem de casa com máscara. Outros 8% dizem que usam máscaras somente às vezes, e 2%, raramente.


A Pesquisa Datafolha foi feita por telefone celular com 2.016 brasileiros adultos, entre os dias 8 e 10 de dezembro em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1. Para acessar a matéria original clique aqui.